Um banco, um rosto – “A proximidade com os clientes é um dos factores diferenciadores da forma como trabalhamos”

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Rui Carneiro
Director da agência do Bankinter nas Caldas da Rainha

 

Há quantos anos trabalha neste banco?
A equipa das Caldas da Rainha, onde me incluo, está no Bankinter desde que o banco se estabeleceu em Portugal, em 2016. No meu caso concreto, trabalho no sector bancário desde 1995, sempre nesta região.

Do que mais gosta na sua atividade profissional?
A proximidade com os clientes e a oportunidade de apoiar famílias e empresas a realizarem os seus sonhos e os seus projetos, desenhando soluções de financiamento, de investimento e de poupança à medida de cada situação, são duas das facetas mais interessantes do trabalho que desenvolvemos todos os dias no Bankinter.
Aliás, a proximidade com os clientes é mesmo um dos principais fatores diferenciadores da forma como trabalhamos no Bankinter, permitindo-nos perceber junto dos nossos Clientes de que forma podemos apoiá-los no seu dia a dia.

O Banco de Portugal já recomendou maior prudência na concessão de crédito. Como é que essa recomendação tem sido veiculada nos balcões, junto dos clientes, em especial às pequenas empresas locais?
Além de implementar escrupulosamente todas as recomendações do Banco de Portugal, o Bankinter só concede crédito após uma análise muito criteriosa e cuidadosa das necessidades e das características de cada cliente. Cada caso é encarado e tratado de forma particular, de forma a garantir que as decisões que tomamos são as melhores para os nossos clientes e para a continuidade da atividade do Banco.

Com juros muito baixos nos depósitos, que produtos de poupança são sugeridos aos clientes?
Vivemos efetivamente num contexto de juros muito baixos, facto inédito na história recente do nosso país, o que constitui um desafio enorme para a rentabilização da poupança dos nossos Clientes.
Tendo sempre em consideração o perfil de investimento dos nossos Clientes, em particular dos Clientes da nossa região, procuramos apresentar soluções de investimento que preservem e rentabilizem adequadamente as suas poupanças.
Por outro lado, também conscientes que cada Cliente é único, procuramos soluções que possam ir ao encontro das suas expetativas e perfil de investimento.
Neste sentido, suportados pelos elevados conhecimentos e experiência das equipas de gestão de ativos e research do Bankinter na identificação das melhores soluções para cada Cliente disponibilizamos uma oferta alargada de produtos e soluções de investimento que vão desde os seguros de investimento, produtos estruturados e por uma alargada oferta de mais de 800 fundos de investimento (geridos pelo Bankinter ou por outras entidades).

“No Bankinter oferecemos produtos e serviços gratuitos integrados em soluções de relacionamento abrangente”

O tecido empresarial das Caldas da Rainha é estimulante para a banca?
O tecido empresarial das Caldas da Rainha é uma referência no país – Serviços, Turismo, Agricultura e Indústria são setores onde os caldenses têm competências comprovadas e onde diariamente surgem projetos de enorme potencial.
Por outro lado, o Bankinter nasceu em Espanha como um banco especialmente focado nas necessidades das empresas há mais de 50 anos.
Desde que chegámos a Portugal temos vindo a replicar essa vocação, trabalhando de uma forma muito próxima com as empresas, nomeadamente as da nossa região.

As comissões estão a aumentar. É esta a nova forma de obter receitas dos bancos? Não teme uma perda de clientes, especialmente mais novos, para a nova concorrência digital?
As comissões fazem sentido quando correspondem a um serviço efetivamente prestado aos nossos Clientes. Ainda assim, no Bankinter, continuamos a oferecer produtos e serviços gratuitos integrados em soluções de relacionamento abrangente.
Exemplo disso é a principal conta do Bankinter, a “Conta Mais Ordenado” que, além de não ter comissões, apresenta uma remuneração muito interessante do saldo da conta.
Adicionalmente, o Bankinter disponibiliza a Conta Bankinter, isenta de comissões de manutenção para Clientes jovens até aos 25 anos e isenta para os restantes Clientes desde que cumpram condições mínimas de relacionamento com o Banco.

Como imagina um balcão de um banco dentro de 10 anos?
No Bankinter, que é reconhecido como uma referência no que diz respeito a inovação tecnológica e nas soluções que apresentamos aos Clientes, temos vindo a investir no desenvolvimento de plataformas digitais inovadoras e naturalmente continuaremos a agregar novos serviços e canais em linha com as necessidades dos Clientes Empresas e Particulares.
Ainda assim, consideramos que o fator humano e a qualidade das equipas do Bankinter são algo que continuará a fazer a diferença no relacionamento com os clientes de serviços bancários, nomeadamente em aspetos de aconselhamento sobre soluções de investimento e poupança e soluções de financiamento para clientes particulares e empresariais.