Um café e uma bicicleta se faz favor

0
767
Gazeta das Caldas

IMG_4336 copyE se quando fosse beber café pudesse escolher a próxima bicicleta que vai comprar? Nas Caldas, na estrada de Tornada, abriu um espaço que mistura os dois conceitos, apesar de os separar. Trata-se de um negócio familiar que se desdobra num café e numa loja de reparação e venda de bicicletas.
O CR Bike Shop & Repair e a cafetaria Ciclovia abriram no passado dia 28 de Setembro. A loja pelas mãos de Rafael Costa, o café pela mãe, Edite Querido.
A mãe viu o conceito na net e como o espaço era apropriado, decidiram aproveitar o conhecimento que Edite trazia de três anos num snack bar nas Caldas.
Rafael tem 18 anos, mas foi desafiado pelos pais para abrir uma loja e aproveitar o seu gosto pelas bicicletas. Ele que até já participou numa Volta a Portugal e que este ano se sagrou campeão do troféu do Oeste de BTT.
É ele que trata das bicicletas, da mecânica e da venda (inclusive do material). Tem veículos de todo o tipo, para todas as idades. Em termos de bicicletas vende as marcas Trek (Estados Unidos da América), Massi (Espanha) e Weed (Portugal). Já em relação ao material, vende das marcas Northwave e Bontrager e na suplementação Gold Nutrition.
O espaço é arrendado e Edite Querido considera a localização boa porque é “uma estrada movimentada, de negócio e porque tem algum estacionamento”. Por outro lado, acha que “o café é uma mais-valia”.
Esta é a terceira aposta empresarial de Edite, depois de uma empresa ligada à construção e de um snack nas Caldas.
A abertura deste negócio permitiu criar os dois próprios postos de trabalho, ainda que neste negócio familiar, como afirma Edite, o pai tenha um papel “de auxílio em tudo”.
Para abrirem estas duas casas investiram perto de 40 mil euros e o que levou mais dinheiro foi o recheio da loja e uma aposta em ferramentas “de qualidade”. A maior parte do montante é fruto de capitais próprios, ainda que tenham recorrido à banca para uma pequena parcela do investimento.
A CR Bike Shop & Repairs e a Cafetaria Ciclovia localizam-se na EN8, nº 4, Lavradio (estrada de Tornada, direcção Caldas-Tornada, antes do Pingo Doce). A primeira está aberta de segunda a sábado entre as 10h00 e as 19h00 e as segunda, também de segunda a sábado, entre as 8h00 e as 19h00.