Uma loja colaborativa no Espaço Abril

0
819

IMG_3503O Espaço Abril, na Rua de Camões (em frente ao Parque D. Carlos I), alberga desde o dia 15 de Março uma loja colaborativa onde os artesãos da região mostram as suas obras e podem trabalhar ao vivo. Esta é uma das formas de dinamizar aquele espaço, depois do falecimento do seu criador Fernando Rocha. Exposições, reuniões, colóquios, tertúlias, workshops, passeios, teatros, actividades culturais e desportivas são outras das propostas, realizadas por um grupo de amigos daquele dirigente associativo, para dar continuidade à ideia que este semeou quando fundou a associação em 2014. “Queremos um espaço multicultural”, explicou Inês Timóteo à Gazeta das Caldas, acrescentando que querem “dar movimento e vida à Rua de Camões”.
Nesse sentido já organizaram uma sardinhada, um mercado de Páscoa com artesãos a trabalhar ao vivo, vão ter uma feira do livro e o concurso de roupas de chita. Para além disso pretendem participar na Feira do Oeste Lusitano, na Frutus e nas celebrações do 15 de Maio. Por outro lado, tem a vertente solidária e, em breve, poderá receber formações do IEFP numa sala interior.
A ideia da loja colaborativa “é uma forma de ajudar a suportar as despesas do espaço”. Aqui reúnem-se trabalhos de vários artesãos da região. Há gesso pintado (Bekas Art), telhas e cabaças pintadas (Beco da Saudade), pratos estampados (Cerâmicas Dinâmicas), malhas e artigos para bebé (Lisetart), artigos de decoração (Tisso Artesanato), caixas em madeira (Paula Duarte), bordados das Caldas (Inês Timóteo) e bijuteria principalmente à base de cortiça (Sónia Feliciano).
E é precisamente esta última artesã, Sónia Feliciano, que nos explica que a loja colaborativa “é uma mais valia para os artesãos, porque é um local para vender o nosso produtos”. Realça o espaço e a sua boa localização, bem como a vantagem de serem vários colaboradores, o que permite uma rotatividade no local. “É importante ter um local nas Caldas para expôr o nosso trabalho”, concluiu.
Os interessados em expôr no Espaço Abril devem dirigir-se às instalações da associação, na Rua de Camões nº51. A porta está aberta todos os dias entre as 10h00 e as 13h00 e as 15h00 e as 19h00, sendo que no Verão o horário pode ser prolongado. I.V.