Abriu no final de Outubro uma nova churrasqueira na estrada nacional 8 (EN8), conhecida como a estrada de Tornada. Chama-se Padaria da Ramalhosa porque é a mais recente aposta do proprietário da marca, António Marques, natural e residente na Cumeira de Santa Catarina (Caldas). “Tive a padaria durante nove anos”, conta. Só que o espaço era arrendado e como o empresário não queria pagar uma renda mais alta nem comprar o edifício, decidiu apostar numa nova área. “Larguei o fabrico de pão e apostei na área da restauração, até porque já conhecia as casas que existiam nas Caldas pela distribuição de pão que fazia e vi que não havia nenhuma churrasqueira deste tipo, com restaurante para comer no local, com esta lotação de 80 lugares”.
O local situa-se entre o as rotundas do Maxmat e do Pingo Doce, perto da Norauto. “Tinha visto outros espaços e também já tinha andado a ver este, que gostei muito por ser amplo, por ter uma vista muito bonita e também um grande estacionamento”. É que as grandes vidraças permitem apreciar uma paisagem rural.
Além do frango, há também coelho, entrecosto, bifanas e entremeadas, tudo feito na brasa do carvão, que “dá um gosto muito característico”, diz, acrescentando que “as sobremesas serem todas caseiras”.
António Marques ainda não está a fabricar o próprio pão, mas é uma ideia que não está descartada. “Vendemos pão para fora e gostava de fazer aqui pão no futuro”, confessa.
Com a abertura deste negócio criaram-se dez postos de trabalho (incluindo os dois do casal), num investimento que rondou os 120 mil euros.
O espaço é arrendado e ainda não tinha sido estreado. “Estava todo amplo e foi preciso obras para criar tudo”, conta. A decoração foi pensada pelo próprio e pela esposa, Armanda Fernandes, que criaram um espaço clean, onde predomina o branco, combinado com mobília em madeira.
A localização, próxima da EN8, “é muito benéfica para nós porque é uma estrada muito movimentada, com muitas empresas e muitos trabalhadores”, fez notar o empresário que até já tinha tido um café, há cerca de 30 anos, na aldeia onde nasceu.
No exterior do restaurante existe uma pequena esplanada, com 16 lugares, mas no futuro António Marques gostava de aproveitar o espaço virado a Oeste para montar uma esplanada.
A churrasqueira Padaria da Ramalhosa, na EN8, nº15, fracção J, está aberta de segunda-feira a sábado, entre as 9h00 e as 22h00.