Empresa valoriza mais de um quinto dos resíduos domésticos produzidos no país
A Valorsul, empresa responsável pelo tratamento e valorização de resíduos urbanos nos 12 concelhos do Oeste e em sete da zona de Lisboa, celebrou no dia 16 de setembro 30 anos. A empresa já recebeu, tratou e valorizou mais de 17 milhões de toneladas de resíduos (trifluxo, orgânicos e indiferenciados) de origem municipal.
A Valorsul é a maior empresa de gestão de resíduos urbanos em Portugal de referência no setor ambiental no país. A sua área de intervenção corresponde a menos de 4% da área geográfica total, mas valoriza mais de um quinto de todos os resíduos domésticos produzidos, correspondentes a mais de 20% da população portuguesa.
“Com 30 anos de História, a Valorsul é hoje uma empresa moderna, inovadora no seu segmento, com a incorporação de tecnologias de última geração na área da triagem multimaterial, na recolha seletiva, na digestão anaeróbica e na valorização energética”, realçou a empresa numa comunicação relativa ao aniversário.
A empresa contribui para a valorização dos resíduos de forma correta nos seus vários processos e unidades de tratamento, transformando-os em matéria-prima para a reciclagem, compostos para a agricultura e energia elétrica exportada para a rede elétrica nacional.
Em 2015, a sua integração no Grupo Mota-Engil, através da EGF, permitiu à Valorsul complementar a sua atividade em termos multidisciplinares, ter uma estrutura mais fortalecida em termos de gestão de processos, liderança, capacitação e retenção de talentos, e no desenvolvimento de iniciativas de sustentabilidade, inovação, segurança e melhoria contínua, contando atualmente com cerca de 480 trabalhadores. ■