Quem passa por Alcobaça pode agora visitar dois mosteiros no mesmo dia: o Mosteiro de Alcobaça e o Mosteiro de Coz. É este o slogan de um novo serviço da empresa Visit Coz, cujo responsável é Rodrigo Matias. Este possui uma carrinha com oito lugares e disponibiliza-se para levar os turistas que visitaram o Mosteiro de Alcobaça ao Coz para conhecerem o respectivo mosteiro.
Rodrigo Matias tem 30 anos, é da Benedita e investiu cerca de 10 mil euros para este projecto turístico. À Gazeta das Caldas contou que conta com o apoio da Junta de Freguesia de Alcobaça, do Posto de Turismo local e dos hotéis alcobacenses que encaminham os interessados até si.
Formado em Gestão de Turismo pela Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, Rodrigo Matias pensa agora em expandir os percursos para outras regiões do país e ainda em ter mais veículos que lhe possibilitem criar outras propostas para os seus clientes relacionadas.
Os percursos entre os mosteiros alcobacenses tiveram início em Julho e por agora o serviço assegura o posto de trabalho do responsável. Ao todo foram transportados cerca de 150 visitantes desde Julho de 2014, altura em que foi iniciado este projecto.
O Mosteiro de Santa Maria de Cós, também conhecido por Convento de Cós ou Igreja de Santa Maria de Cós, encontra-se em Coz no concelho de Alcobaça, a quatro quilómetros da localidade de Maiorga.
As origens do mosteiro situam-se no século XII, época em que o Mosteiro de Alcobaça adquiriu propriedades em Cós. D. Fernando, abade de Alcobaça, fundou o Mosteiro de Santa Maria de Cós a 20 de Abril de 1279. Mais tarde, no séc. XVI, o edifício foi transformado na casa conventual das Monjas de Cister.
A igreja do mosteiro está classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1946.
O ponto de partida para efectuar esta viagem é na Ala Sul do Mosteiro de Alcobaça onde está disponível uma carrinha de oito lugares que parte para Coz às 10h00, 11h00, 12h00, 14h00, 15h00 e 16h00 de segunda-feira a sábado.
Os bilhetes custam três euros.
N.N.







