Projeto “A Hora do Abraço” dá continuidade à iniciativa “Escolas que se abraçam” no Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos
O intercâmbio entre escolas é muito desafiante para a comunidade escolar e, apesar das restrições impostas pela pandemia, é possível continuar a fazer diferente e desenvolver iniciativas que marquem o percurso de alunos e professores. É o caso da iniciativa “Escolas de que abraçam”, desenvolvimento pelo Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, que arrancou, na semana passada, com uma ação na Biblioteca da Escola Básica de Óbidos.
O projeto surge na continuação do projeto “Cartas de lá e de cá”, desenvolvido em 2019, e que, aliás, representara um pontapé de saída ao intercâmbio cultural e educacional entre escolas do Brasil e de Portugal.
Esta sessão realizou-se online, com a participação de escolas do município de Conceição do Mato Dentro (Brasil) e o Agrupamento de Óbidos, sendo que marcaram presença, como observadores, estabelecimentos de ensino de Angra do Heroísmo (Açores), Lagos, Póvoa de Varzim e Campo Maior.
Além de José Fernando Santos, diretor do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, participaram na iniciativa a professora Ana Raquel Henriques (coordenadora da Escola Básica 1 de Óbidos à data do projeto inicial), a professora Fernanda Mendonça e a respetiva turma do 4ºB, o coordenador do projeto no nosso país, Alexandre de Sousa e a colaboradora Maria de Sousa.
No Brasil, como moderador estava o autor José Santos, além dos autores Selma Maria e Paulo Netho, e alguns convidados do município de Conceição do Mato Dentro.
Tal como em 2019, a turma do 4ºB vai participar e ser co-autora de mais um livro a editar no âmbito deste novo projeto, uma das marcas distintivas desta iniciativa de intercâmbio.
Em 2019, cerca de 200 crianças de Óbidos e 250 de seis escolas de Conceição do Mato Dentro trocaram cartas. O resultado tornou-se visível no livro “Cartas de lá e de cá”, que concretiza o sonho do embaixador José Aparecido para estabelecer pontes de cultura e educação entre os povos.
As missivas, muitas delas ilustradas, foram reunidas no livro “Cartas de lá e de cá”, organizado pelos escritores Alexandre de Sousa (Portugal), José Santos, Mara Senna e Selma Maria (Brasil). ■






























