Alunos da Raul Proença evocaram Camões no coração da cidade

0
722
A praça 25 de Abril encheu-se de gente para ver a atuação dos alunos do Agrupamento de Escolas Raul Proença
- publicidade -

Centenas de alunos e professores dinamizaram atividades em diversas áreas

Na música, poesia, dança Camões foi a inspiração para as crianças e jovens do Agrupamento de Escolas Raúl Proença, que participaram no Happening, durante a manhã de sábado (10 de maio), no centro da cidade.

As alunas do curso básico de dança, da Escola Vocacional de Dança das Caldas, foram as primeiras a atuar na Praça 25 de Abril. Depois, o coro da Academia de Música de Óbidos cantou frente à Câmara e os MiniOnofrinhos declaram a poesia de Camões na escadaria da Igreja Paroquial. O poeta português, cujas comemorações dos 500 anos do nascimento se encontram a decorrer, foi declamado por toda a cidade, mas também houve demonstrações de robótica e de ciência viva.

- publicidade -

Uma “montra da escola”, que na manhã de sábado se mostrou à cidade e que é, simultaneamente, um momento divertido e de formação para os alunos, referiu o diretor do agrupamento, João Silva, destacando que a aprendizagem que fazem de atuação em público. “São competências fantásticas para o seu futuro”, rematou.

Evento envolve 600 alunos e professores
O Happening, que está incluído nas comemorações das Festas da Cidade, envolve cerca de 600 alunos e professores, desde o primeiro ciclo ao ensino secundário. De acordo com João Silva a preparação do evento começa no início do ano letivo, pela equipa do património. Depois de definido, pelos professores a atividade e o espaço, na cidade, onde a querem desenvolver, a mesma equipa contacta a Câmara para fazerem a articulação. “Quando acontece parece muito simples, mas isto tem uma logística muito grande por detrás, pois são muitos alunos, muitas turmas”, explicou João Silva.

Com este evento, o agrupamento pretende também “retribuir” à cidade, mostrando o que a escola faz. As atuações encheram de gente a Praça 25 de Abril e também as artérias principais do centro da cidade, dando-lhe colorido e animação. Houve atuações e demonstrações de trabalhos também no Hemiciclo João Paulo II, Rua Dr. Miguel Bombarda, Rua Heróis da Grande Guerra, Rua Almirante Cândido dos Reis, Largo José Barbosa, Rua Dr. Leão Azedo, no Café Capristanos, e poesia itinerante pelas ruas da cidade.

- publicidade -