Alunos e professores do CRDL em estágio em Malta

0
499

Um grupo de 15 alunos do ensino profissional do Colégio Rainha Dona Leonor encontra-se a realizar o seu estágio profissional em Malta, no âmbito do programa Erasmus+.
Estes alunos estão, desde o dia 11 de junho, a estagiar em empresas maltesas nas áreas dos cursos que frequentam no colégio caldense, nomeadamente Desporto, Ação Educativa e Marketing, Relações Públicas e Publicidade.
A duração do seu estágio será entre 30 a 60 dias, no qual terão de cumprir sete horas de trabalho diárias nas respetivas empresas.
Após cumprirem o trabalho que estão a realizar neste país do mediterrâneo, os alunos têm o regresso a Portugal previsto para os próximos meses de julho e agosto.
Do grupo que está a estagiar em Malta constavam também dois professores em formação e um em acompanhamento de estágio, que regressaram a Portugal após uma semana.
Em nota enviada ao nosso jornal, a direção pedagógica do Colégio Rainha Dona Leonor, afirma que “esta mobilidade individual para fins de aprendizagem permite melhorar as competências dos alunos, promove a empregabilidade e contribui para a consciência cultural”.
Em 2017/18, último ano em que existem dados da Comissão Europeia sobre este tema, 9.677 pessoas (entre professores e alunos) tinham feito Erasmus, mais 62,3% do que no início da década. O número de professores quase duplicou desde 2014.
Ao nível da receção de estrangeiros nas escolas e centros de formação portugueses, registava-se um aumento de 78,5% face a 2010/11, com um total de 15.237 pessoas.
Portugal é, segundo estes dados, o 9º maior emissor e o 6º maior recetor.