A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) recebeu, entre 4 e 7 de abril, um grupo de 19 pessoas, constituído pela direção, professores e alunos da Escola de Hotelaria e Turismo da Madeira. Esta visita resulta de um intercâmbio realizado entre o Turismo de Portugal e a escola madeirense (que já foi privada e agora pertence ao Governo Regional da Madeira), de formação e consultoria conjunta.
Luís Tarenta, coordenador de Cozinha na EHTO, integrou a comitiva do Turismo de Portugal, que esteve no Funchal em julho do ano passado a dar uma formação dos programas da rede de escolas, que originou esta partilha de conhecimentos. Agora a comitiva madeirense teve a oportunidade de assistir a uma aula de pastelaria pelo chef Bruno Marques, no polo de Óbidos, uma almoço de receção no restaurante pedagógico Ferreira da Silva e depois participar numa reunião pedagógica. No âmbito do festival de chocolate, que também visitaram, houve uma aula aberta em que chefs da EHTO e da escola da Madeira fizeram uma escultura de chocolate, uma casa típica da Madeira. O último dia foi livre, para visitas.
O trabalho tem o objetivo de uma “certa uniformização e apoio à escola da Madeira no sentido de haver um equilíbrio e partilha de boas práticas do ponto de vista técnico, pedagógico, de metodologias de trabalho”, explicou o diretor da EHTO, Daniel Pinto.