EHTO representa Portugal em evento natalício em Itália

0
122
Os alunos e os chefes posando com um jornalista para um jornal local de Termoli

No evento “Christmas in Europe” estiveram presentes 18 escolas para partilhar os costumes e gastronomia dos países.

A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) representou Portugal no 30º “Christmas in Europe”, um evento organizado pela Associação Europeia de Escolas de Hotelaria e Turismo (AEHT) que decorre anualmente e que, este ano, teve lugar entre os dias 4 e 9 de dezembro, na cidade costeira italiana de Termoli.
Foi a primeira vez que a escola foi convidada a participar no evento que decorreu em Portugal (Faro) em 2021, e que Daniel Pinto, diretor da EHTO, afirmou que gostaria de importar para as Caldas, com um âmbito nacional.
“Foi uma experiência muito enriquecedora, em que contactámos com uma grande diversidade de gastronomias e de culturas”, afirmou o chefe Luís Tarenta. É que, no evento que teve lugar no Instituto Profissional de Enogastronomia e Hotelaria “Federico di Svevia”, estiveram presentes dezoito escolas de quinze países europeus.
Foram seis dias com atividades de manhã à noite, em que os alunos puderam visitar museus, lugares históricos e estabelecimentos de restauração da cidade anfitriã e das vilas de Agnone e Larino, com workshops e palestras pelo meio.
Cada escola montou um stand, presente ao longo de toda a semana, na escola anfitriã, onde deram a conhecer iguarias nacionais/regionais. O stand dos portugueses conquistou um jornalista local, que os elegeu como foto de capa para o seu artigo para o jornal Termolionline.it.
A inaugurar as atividades houve uma parada das nações pelas ruas de Termoli em que a EHTO se apresentou com o traje nazareno. No buffet gastronómico, deu a conhecer o polvo à moda dos Açores, o bacalhau com broa, os pastéis de bacalhau, o arroz doce, as rabanadas, o bolo rei, os beijinhos, os lagartos e as broas castelares, tendo algumas das iguarias sido apontadas como “as melhores” do repasto, rematou o chefe.