Voluntários doaram brinquedos e kits de bens essenciais para cerca de 60 famílias.
A Silver Coast Volunteers Association, uma associação constituída maioritariamente por estrangeiros residentes no Oeste com cerca de quinhentos membros, procedeu à entrega de presentes de Natal ao movimento “De Volta a Casa”, dirigido por Joaquim Sá, no dia 16 de dezembro.
Foram mais de 60 presentes para crianças até aos 15 anos e mais de meia-centena de prendas para adultos, destinados às cerca de seis dezenas de famílias apoiadas pela associação, que vão ser entregues no dia 24: os brinquedos em conjunto com os cabazes alimentares e os presentes dos adultos num jantar da consoada.
Os presentes para as crianças foram comprados com fundos da associação angariados em eventos ao longo do ano, explicou Bernadette West, tesoureira do grupo.
“Tivemos a ideia de fazer um “shoe box appeal”, a que chamámos “Essentials 4U”, e pedimos aos nossos membros para rechearem caixas de sapatos com bens como champô, sabão, desodorizante, lâminas, creme de barbear, escova de dentes, pasta de dentes e produtos femininos, com os extras das meias, gorros e chocolate”, esclareceu Judi Hartley sobre os kits de adulto, cuja campanha liderou.
Voluntários desta associação pintaram o armazém, na semana passada, entre outras remodelações e ações, numa parceria que, de acordo com Rui Furtado, luso-canadense e intermediário entre Joaquim Sá e aqueles, se vai fortalecer, com a constituição de um grupo para fazer voluntariado numa base regular.
A Silver Coast Volunteers, que existe há seis anos em Óbidos e, desde maio, também na Nazaré, doa ainda bens alimentares, que recolhe aquando dos “fooddrives” junto ao Santuário do Senhor Jesus da Pedra, o último dos quais decorrido no dia 8 de dezembro, ou que recebe na sede, “The Exchange Library”, situada no piso superior da casa ao lado da porta principal da vila de Óbidos e aberta diariamente das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h00.
A associação “De Volta a Casa” serve almoços e jantares diariamente no seu refeitório, onde também se pode tomar banho, e semanalmente, ao domingo, entrega cabazes alimentares. Disponibiliza roupas, móveis, eletrodomésticos…
Tem havido um “acréscimo crescente” das famílias apoiadas, de acordo com Joaquim Sá.