ESAD recebe doutoramento em Criação Artística no novo ano letivo

0
68
O doutoramento em “Criação Artística” destina-se a alunos das artes plásticas, sonoras, visuais, música, teatro e dança

Estão abertas, até 26 de agosto, as inscrições para o doutoramento em Criação Artística que a ESAD vai receber, no próximo ano letivo, numa parceria desenvolvida pela Universidade de Aveiro (UA), em associação com os Politécnicos de Leiria e do Porto.
Este novo doutoramento pretende “promover uma estratégia transdisciplinar para o desenvolvimento de pensamento experimental criativo”, segundo o site da UA e acolherá candidatos com interesse em práticas criativas nas áreas de Artes Plásticas, Artes Sonoras, Artes Visuais, Dança, Teatro e Música.
Segundo João Santos, diretor da ESAD, a UA convidou os dois politécnicos dado que “nós possuímos capacidade técnicas, tecnológicas e de conhecimento que são interessantes de aliar ao know how da UA”.
Parte do primeiro semestre será lecionado presencialmente nas Caldas, em princípio, entre a Escola do Parque e a ESAD.CR (onde estão as oficinas de arte). As aulas serão garantidas por artistas, profissionais, investigadores e professores de mérito nacional e internacional, informa nota sobre este novo curso e que terá o primeiro semestre a decorrer também em Aveiro e no Porto.
Segundo João Santos, ao longo do doutoramento haverá docentes da universidade e dos dois politécnicos. Há 15 vagas disponíveis para ingressar nesta formação e “gostaríamos que alguns dos estudantes quisessem desenvolver os seus projetos de doutoramento connosco, no Laboratório de Investigação em Design e Artes (LIDA)”, disse, acrescentando que o doutoramento “poderá ser interessante para os nossos estudantes, assim como para alunos de outras parte do mundo”.
Na sua opinião seria “excelente” para a cidade ter estudantes de doutoramento a investigar no LIDA da ESAD das Caldas da Rainha, cidade das artes.■