Escolas da região melhoram desempenho nos exames nacionais

0
1111
- publicidade -

No secundário, apenas a escola do Bombarral caiu lugares. Todas têm médias acima de 11 valores

Foram publicados na passada sexta-feira os rankings das escolas relativos aos exames nacionais do ano letivo 2021/22, dos quais se concluiu que o desempenho das escolas da região foi globalmente melhor do que no ano letivo anterior. A Escola Raul Proença mantém-se como a melhor classificada no secundário, a única dentro das 100 melhores do país, enquanto no ensino básico os colégios Rainha D. Leonor e Frei Cristóvão apresentam as melhores notas médias.
A Escola Secundária Raul Proença apresenta nos exames do 12º ano uma média de 12,9 valores para todas as disciplinas e, segundo o ranking do jornal Público, é a melhor classificada na região Oeste Norte, a segunda do distrito de Leiria e a 69ª do país. A escola caldense subiu quatro lugares e melhorou a média em 0,13 valores do que no ano letivo anterior.
Esta foi, contudo, a regra nas escolas da região. De um grupo de 10 escolas, apenas a Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, desceu a sua média e perdeu lugares no ranking. Todas as outras melhoraram e há ainda a registar que todas apresentam médias acima dos 11 valores, quando nos exames de 2021 quatro estavam abaixo desta marca e duas abaixo dos 10 valores.
Nas principais disciplinas, no Português a escola com melhor média é a Escola Básica e Secundária Josefa de Óbidos, com 13,07 valores, é a segunda do distrito e ficou nas 200 melhores do país. A escola obidense regista ainda um primeiro lugar nacional em Filosofia, com 17,42 de média, e o segundo em Inglês, com 17,74 valores, em ambas com cinco exames realizados. A Raul Proença ficou com uma média de 12,88 valores, que lidera as médias dos exames nacionais na região nas disciplinas de Matemática (13,87), Biologia e Geologia (12,75), e Física e Química (12,68
No ensino básico, são as escolas privadas que apresentam os melhores resultados nos exames nacionais do 9º ano.
Na região, o Colégio Rainha D. Leonor tem a melhor média na região, com 3,26 pontos, 0,19 pontos abaixo do resultado nos exames de 2021. No entanto, a escola caldense não obteve ranking a nível nacional devido ao número baixo de exames realizados, 34. A melhor posição no ranking é, por isso, do Colégio Frei Cristóvão, de A-dos-Francos, na posição 126 com 3,22 pontos, mais 0,06 do que no ano letivo anterior. A primeira escola pública na lista é a Secundária Raul Proença, com 3,13 pontos, duas centésimas abaixo do resultado anterior.
É ainda de notar que apenas duas escolas têm média negativa, a EB D. João II, das Caldas da Rainha (2,29), e a EB D. Luís Gaudência, de Peniche (2,23). E também que, nas 17 escolas do Oeste Norte, apenas seis não melhoraram a média em relação a 2021, sendo que o Externato da Benedita obteve resultado igual.
Nas disciplinas, em Português o Colégio Rainha D. Leonor tem a melhor média do distrito (3,71), enquanto em Matemática a melhor média na região é do Colégio Frei Cristóvão (3,16). ■

- publicidade -