Lançado livro de alunos de Óbidos e Inhambane

0
192
O lançamento do livro decorreu durante o FOLIO

“Cabeça na lua, poemas de grandes e pequenos” editada graças a uma candidatura ao projeto Ler+ Espaço (PNL).

Resultado de uma parceria entre as bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, Biblioteca Municipal/ Casa José Saramago e o projeto Tindzila (Moçambique), “Cabeça na lua, poemas de grandes e pequenos” reúne um conjunto de textos líricos dos alunos das escolas do concelho de Óbidos (Portugal), e da província de Inhambane, em Moçambique. Ao todo são 45 poemas, selecionados a partir de um número alargado de participações, “díspares no seu formato e conteúdo e que refletindo modos de sentir diversos, manifestam um encantamento comum, o firmamento enquanto desconhecido, receptáculo de sonhos, desencantos e expectativas”, explica Luís Germano, coordenador das bibliotecas escolares do Agrupamento Josefa de Óbidos.
De acordo com os organizadores, estas pequenas “amostras”, recolhidas entre quem na Terra garimpa palavras e seus sentidos, procuram e servem outros desígnios: encurtar a distância entre os participantes, juntando-os em torno de um projeto de escrita comum e constituir-se como uma celebração da língua. Realçam ainda que uma “língua que não é uma bandeira colonizadora sobre o mundo, antes um bem comum, veículo de comunicação inclusivo, aberto à mudança e às especificidades de cada falante, estabelecendo conexões e desencontros, perseguindo o brilho generoso das galáxias que a todos ilumina sem exceção”.
O projeto nasceu durante o Folio de 2021, altura em que Luís Germano convidou o escritor moçambicano Otildo Guido, vencedor do prémio Fernando Leite Couto, para esta parceria que se concretiza na criação de poemas de jovens dos dois continentes. ■