As múltiplas atividades dinamizadas nas 11 escolas que compõem o Agrupamento de Escolas Raul Proença foram apresentadas no coração da cidade
Jogos de xadrez e de matemática robótica, dança e poesia. Estas foram algumas das atividades que professores e alunos do Agrupamento de Escolas Raul Proença dinamizaram na Praça 25 de Abril e em frente à Câmara, durante a manhã de 14 de maio. A estas juntaram-se muitas outras, como jogos tradicionais no parque da Avenida da Independência Nacional, a atuação da Academia de Música de Óbidos e jogos na Rua Miguel Bombarda, canto e desenho na Rua das Montras, num total de mais de duas dezenas de iniciativas pela cidade. No dia anterior à noite, o Céu de Vidro foi cenário para o Auto da Fundação das Caldas.
O Happening, dinamizado pelo agrupamento, envolveu as suas 11 escolas e mais de 600 alunos e professores, que quiseram mostrar o que fazem à comunidade, nas celebrações dos 50 anos do liceu, 40 anos da escola e 10 do Agrupamento de Escolas Raul Proença. De acordo com o seu diretor, João Silva, o objetivo passou por desafiar os professores e alunos a mostrar coisas que fazem na escola e que a comunidade, por vezes, não imagina. “Associa-se à Raul Proença a ideia de que é só estudar e preparar os alunos para os exames, mas é importante que a cidade perceba que fazemos muito mais do que isso”, referiu o responsável, acrescentando que a escola hoje em dia tem de dar muitas outras coisas, como a artística ou científica e a interação entre pessoas. De acordo com João Silva esta iniciativa permitiu também que alunos das diferentes escolas participassem em atividades conjuntas e se conhecessem melhor. “Esta dinâmica torna-se muito interessante para todos e é uma mostra do agrupamento à cidade”, concretizou o responsável.
Este “dia aberto” da escola na cidade esteve relacionado com as comemorações mas ficou desde logo a sugestão para que possa ter continuidade, o que será agora avaliado pelo agrupamento em conjunto com a autarquia. Presente no Hapenning, o presidente da Câmara, Vítor Marques, realçou a importância de apoiar o que se faz nas escolas, “trazer para a rua e motivar os jovens a ter estas ações e atividades, que levam a que possam ser, também, mais participativos na comunidade”.■