Raul Proença lidera rankings das escolas na região

0
1102

Escolas da região tiveram média positiva nos principais exames no secundário. Raul Proença lidera nos exames do 9º e do 12º anos. Profissional tem quatro escolas no top nacional

No passado fim de semana foram publicados os rankings das escolas e a Secundária Raul Proença voltou a ser a melhor da região, quer nos exames nacionais do 12º ano, como nos do 9º ano. A escola caldense foi a terceira melhor do distrito em ambos os rankings.
No ensino secundário, os alunos da Raul Proença obtiveram uma média de 12,24 valores nos exames nacionais de Biologia e Geologia, Matemática, Português e Física e Química do ano letivo de 2021/22, que servem de base ao ranking elaborado pelo jornal Expresso, um resultado idêntico ao obtido no ano anterior.
A escola caldense é a 123ª colocada no ranking nacional e a terceira no distrito de Leiria, apenas atrás das escolas Henrique Sommer e Domingos Sequeira, ambas de Leiria.
A segunda escola da região com melhor desempenho nos exames nacionais foi a Secundária D. Inês de Castro, de Alcobaça, com 11,78 valores de média, seguida pela Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, com 11,4. Nota próxima teve ainda a Secundária Josefa de Óbidos.
No ranking do Expresso, quase todas as escolas da região apresentam médias acima de 10 valores, exceto a Secundária de São Martinho do Porto e o Colégio Rainha D. Leonor, nas Caldas da Rainha, com 9,82 e 9,74 valores, respetivamente. Mesmo assim, a nota arredondada de ambas passa a 10, entrando em terreno positivo.
No ranking do jornal Público, que contabiliza todas as disciplinas, a Raul Proença entra mesmo no top 100 nacional, no 73º lugar, com média de 12,77. O Público estebele um ranking da superação, onde a escola caldense também está bem colocada, em 56º do país. Mas neste particular a melhor escola da região é a Básica e Secundária Josefa de Óbidos, no 54º lugar.
O jornal Expresso apresenta também o ranking para o ensino técnico-profissional, no qual a Escola Profissional da Nazaré surge em destaque não só na região, mas também a nível nacional. Este estabelecimento de ensino surge no 25º lugar do ranking nacional e no 3º posto no distrito, com um índice de conclusão de 19,81. Bem classificada está, nesta vertente do ensino, o Colégio Rainha D. Leonor, em 34º lugar a nível nacional e 6º no distrito, com 18,96 no índice de conclusão.
No top 100 nacional surgem ainda o Externato D. Fuas Roupinho, da Nazaré, em 56º, e a Secundária Raul Proença, em 98º, o que reflete não só a crescente procura pelos cursos profissionais nas escolas da região, mas também o bom aproveitamento dos alunos nestes cursos.
No ano letivo passado voltaram a realizar-se os exames nacionais no 9º ano, de Português e Matemática, pelo que voltou a haver, também neste nível de ensino, o ranking das escolas. Tal como no secundário, a Escola Raul Proença é a melhor classificada da região, com 61,17 pontos de média, que a colocam em 156º lugar a nível nacional e em 3º no distrito de Leiria. Segue de perto a Escola Básica de Pataias, do concelho de Alcobaça, com 60,85 pontos de média no lugar 160 nacional.
Ainda no top 200 nacional aparece, em 160º, o Colégio Frei João, localizado em A-dos-Francos, com 59,77 de média.
Num total de 16 escolas da região, apenas seis atingiram média positiva nos exames realizados, as restantes 10 ficaram abaixo dos 50%. ■