Importância da formação em saúde
Antes de mais a formação, mesmo que não estruturada, é uma dimensão indiscutível para produzir valor a qualquer nível. Incrementa a rentabilidade e a produtividade.
A formação em saúde, dirigida aos colaboradores nas empresas, aos cidadãos comuns, nas escolas, promove uma cultura de gestão de riscos, prevenção de acidentes e da doença, promoção da saúde, hábitos de vida saudável, com uma influencia direta no absentismo laboral, sucesso escolar e melhor utilização dos recursos do Sistema Nacional de Saúde, da autoria do Dr. António Arnaut, a quem deixamos aqui a nossa homenagem.
A Organização Mundial da Saúde define literacia em saúde “como o conjunto de competências cognitivas e sociais visando a capacidade dos indivíduos para tomarem decisões e responsabilidades sobre a sua saúde e ganharem acesso a compreenderem e a usarem informação de formas que promovam e mantenham boa saúde.
A importância da Formação em Primeiros Socorros
A formação em primeiros socorros, para qualquer pessoa, em qualquer contexto é sempre da máxima importância.
Primeiros socorros, são as atitudes ou os cuidados de primeira intervenção a uma vítima de acidente ou doença súbita. Com que recursos? – Uma caixa de primeiros socorros, obrigatória em qualquer instituição ou organização, em casa ou no carro se existir, ou se para isso as pessoas estiverem sensibilizadas.
Existem outros recursos, nomeadamente o 112 em caso de emergência e a saúde 24 para situações de aconselhamento.
A gestão da linha de emergência 112 é feita pelo Instituto Nacional De Emergência Médica (INEM).
Quando falamos deste recurso, devemos ter a maior consideração e melhor consciência de cidadania na sua utilização. Ao ligarmos 112 e fazermos deste recurso, com toda a legitimidade, um direito próprio, estamos a ativar toda uma articulação de meios que compõem o Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM). O SIEM integra um conjunto de recursos institucionais, nomeadamente, Hospitais, Bombeiros, Proteção Civil, Policia, GNR, entre outros, que estão disponíveis 24 horas por dia, 365 dias por ano e que ficam imediatamente de “sobreaviso”, assim que ligamos 112 e conforme a necessidade de qualquer cidadão anónimo são imediatamente chamados para o teatro de operações.
Os recursos são limitados
Para haver a melhor gestão e maior sucesso deste mega sistema, somos nós cidadãos, que temos a maior responsabilidade. As ligações falsas, as informações elaboradas ao jeito de cada um, o recurso aos serviços de urgência de uma forma inadequada podem por em causa a vida de uma pessoa.
Como se percebe, é também aqui que a formação e a educação de todos nós é determinante.
O que fazer em caso de acidente ou doença súbita? É urgente? Ligue 112.
Tem dúvidas? Ligue saúde 24.
A PRIMEIRA ATITUDE, O MELHOR INVESTIMENTO É A PREVENÇÃO!
Todos os dias há acidentes!!
Acidentes com tratores e máquinas agrícolas, acidentes de viação, acidentes no mar e na praia, acidentes domésticos, acidentes desportivos.
Todos eles deixam más recordações.
É impossível reduzi-los a zero. Mas é possível minimiza-los se conhecermos os riscos e saber geri-los. Na maior parte deles, identificam-se elevados níveis de negligencia, descuido, incumprimento de regras de trânsito e normas e de segurança.
Em casos de extrema gravidade:
Em casos extremos de gravidade, o que pode acontecer a uma vítima de acidente ou doença súbita é a Paragem Cardio-Repiratória. Sabendo identificar uma situação destas, contributos adquiridos numa ação de formação, podemos salvar uma vida.
Conhecendo o protocolo de atuação ou o algoritmo de SBV (Suporte Básico de Vida) ou SBVDAE (Suporte Básico de Vida com Desfibrilhador Automático Externo) é possível salvar uma pessoa, criando mecanismos de suporte, que integrados numa ajuda diferenciada, em ambiente pré hospitalar com Médico Enfermeiro e Bombeiros a pessoa sobreviva sem sequelas e com qualidade.
A presença de um DAE Desfribrilhador Automático Externo carece de legislação própria e pessoas habilitadas para operarem com o aparelho.
Existe na Região Oeste instituições com competência para ministrar esses cursos.
Paulo Francisco Neto
Mestre e Especialista Enfermagem Comunitária
Enfermeiro do Trabalho
Gestão em Serviços de Saúde
Técnico Superior De Segurança e Saúde no Trabalho
xico67@gmail.com
Tlm 917596073
![]()








