Estão abertas as inscrições para a terceira edição do Roca One Day Design Challenge, o concurso que desafia os participantes a desenhar, em apenas um dia, produtos inovadores relacionados com o espaço de banho.
A iniciativa, que tem lugar a 16 de Março no Pátio da Galé em Lisboa, é direcionada a estudantes e jovens profissionais das áreas do design e arquitetura, com menos de 30 anos.
Na primeira hora do concurso é realizado um briefing no qual os concorrentes se têm que basear para as suas criações. Nas duas horas seguintes os participantes trabalham as suas propostas de forma individual ou em grupo. A originalidade, o design e a usabilidade dos projetos apresentados são os factores mais valorizados pelo júri.
Em jogo estão prémios de 2000, 1500 e 1000 euros para os três primeiros classificados, e um prémio adicional de 500 euros ao projeto que dê especial atenção à sustentabilidade.
[showhide]
O concurso, que tem cariz internacional, decorre em 17 edições e 15 países e os primeiros classificados garantem acesso à final internacional em Janeiro do próximo ano, em Barcelona.
A primeira edição deste concurso, em 2017, teve como vencedores André Silva, José Almeida e Pedro Costa, alunos da ESAD, com o projecto Basin Ball, um lavatório em forma de esfera que permite a lavagem das mãos e também dos pés. A escola de artes caldense esteve também representada no pódio da edição de 2018 com o segundo lugar de João Santos, Gonçalo Marques e Tomás Fernandes com o projecto META, e com o terceiro lugar de Gabriel Pessoa com o projecto Indicator, desenvolvido em conjunto com duas estudantes do IADE e da ESAD Matosinhos.
[/showhide]





