Crianças aprendem robótica no Parque Tecnológico de Óbidos

0
788
notícias das Caldas
A primeira fase do projecto decorreu o ano passado e envolveu 140 participantes |Fátima Ferreira
- publicidade -

Depois de uma fase piloto, que decorreu no ano passado e na qual 140 alunos das escolas obidenses aprenderam as noções básicas de programação, o projecto deCode – Academia de Programação está de volta ao Parque Tecnológico de Óbidos (PTO). Nesta segunda edição, com arranque previsto para inícios de Fevereiro, os mais novos terão também oportunidade de se aventurar na área da robótica.

O PTO irá também integrar duas redes europeias que tem por objectivo intensificar a ligação entre as novas tecnologias e as escolas.
O projecto deCode, que assenta no ensino de programação para crianças e jovens, irá ter a sua segunda edição a partir de 9 de Fevereiro, no Parque Tecnológico de Óbidos (PTO) e nela terá integrada a área da robótica. As vagas estão abertas até hoje, 27 de Janeiro, e os interessados deverão entregar a ficha de inscrição nos serviços administrativos (Complexo dos Arcos), ou enviá-la para o email ana.godinho@cm-obidos.pt. Posteriormente serão contactados para confirmar a inscrição no projecto.
A fase piloto decorreu entre Janeiro e Julho de 2016, acolhendo cerca de 140 alunos, dos seis aos 18 anos. Foi-lhes facultada formação sobre os princípios básicos da programação, a construção de jogos, animações interactivas, ou outras aplicações multimédia.
O projecto deCode é coordenado pelo Parque Tecnológico de Óbidos e pelo município, em parceria com o Agrupamento de Escolas e o Instituto Politécnico de Leiria.
O PTO vai integrar duas redes europeias dedicadas ao desenvolvimento de actividades nas áreas STEM [science (ciência), technology (tecnologia), engineering (engenharia), mathematics (matemática)].
Com um financiamento comunitário que ultrapassa os 500 mil euros, os dois projectos pretendem criar novas dinâmicas educativas, intensificar a presença de profissionais das áreas mais tecnológicas junto das escolas, garantir o acesso a novas soluções tecnológicas e a criação de materiais pedagógicos que possam ser divulgados em plataformas mundiais.
Óbidos receberá, em 2019, o Festival de Robótica, com a participação de alunos e professores dos países envolvidos nesta rede.

Apoio a projectos empresariais

- publicidade -

Para além dos escritórios, o espaço de trabalho conjunto (cowork) tem vindo a despertar o interesse dos empreeendedores. Aqui podem-se partilhar ferramentas, tecnologias e desenvolver ideias mais eficientes. “Este espaço permite a expansão do network pessoal e profissional, combate as distracções de trabalhar no próprio lar, potencia uma maior motivação por estar rodeado de outros profissionais e gera a possibilidade de encontrar pessoas com talento com as quais pode vir a trabalhar”, refere nota de imprensa do PTO.
Existem regimes de utilização flexíveis, sendo possível alugar uma secretária durante um dia (8 euros), uma semana (25 euros) ou ao mês (75 euros), em horário fixo ou alargado. Os interessados poderão obter mais informações em www.obidosparque.com
O PTO é também uma das entidades acreditadas para promover, com as empresas, o StartUP Voucher. Esta é uma a das medidas incluídas na Estratégia Nacional para o Empreendedorismo, que dinamiza o desenvolvimento de projectos empresariais, promovidos por jovens entre os 18 e os 35 anos,  que se encontrem em fase de ideia, através de diversos instrumentos de apoio.
O objetivo é permitir acelerar e fomentar a capacidade empreendedora e as condições para o sucesso comercial nacional e internacional de novas empresas.

- publicidade -