A ETEO no Parlamento Jovem em Estocolmo

0
496

fotoEstocolmo1Dois alunos da Escola Técnica Empresarial do Oeste fizeram parte da delegação de seis alunos que representou Portugal numa sessão do Parlamento Europeu dos Jovens, que decorreu em Estocolmo, Suécia, entre 18 e 21 de março. Os alunos Moisés Feliciano e João Isidoro foram apurados para este evento na sessão de seleção nacional de Braga, no passado mês de novembro.
O Parlamento Europeu dos Jovens promove a educação não formal e a consciencialização e cidadania europeias dos jovens participantes. Subordinada aos temas Borders, Voices, Resources (Fronteiras, Vozes, Recursos), a sessão sueca, cujos trabalhos decorreram exclusivamente na língua inglesa, contou com delegações de várias escolas suecas, bem como escolas da Bélgica, Suíça e de Portugal.
Os mais de 100 alunos, com idades compreendidas entre os 16 e os 18 anos, foram divididos em oito comissões diferentes onde abordaram temas como Liberdade, Justiça e Assuntos Internos, Negócios Estrangeiros, Assuntos Constitucionais, Direitos das Mulheres e Igualdade de Género, Emprego e Assuntos Sociais, Industria, Investigação e Energia. Durante dois dias cada comissão preparou propostas concretas dentro do seu tema para levar à Assembleia Geral que decorreu no último dia. Nesse plenário as propostas foram apresentadas, discutidas e votadas.
A delegação portuguesa era constituída por alunos de escolas de Matosinhos, Leça da Palmeira, Coimbra, Almada e Caldas da Rainha. A ETEO foi a única escola representada por dois alunos. Para acompanhar a delegação portuguesa, foi selecionado Jorge Varela, professor na ETEO.

Escola Técnica Empresarial do Oeste