No passado dia 8 de abril, Carlos Fiolhais, conhecido físico da Universidade de Coimbra, veio falar sobre energia aos alunos do ensino secundário da Escola Raul Proença. A sessão decorreu no auditório da Expoeste que ficou cheio com os alunos das turmas dos 10º e 11º anos de Ciências e Tecnologias da Escola Secundária Raul Proença.
Carlos Fiolhais, formado em Física na Universidade de Coimbra e doutorado em Física Teórica na Alemanha, para além de professor universitário é autor de muitos livros (sendo um dos mais famosos “Física Divertida”) e tem-se destacado na divulgação da ciência ao grande público e na defesa do desenvolvimento da investigação científica no nosso país.
O tema “Energia”, transversal aos programas de Física e Química do ensino secundário, foi abordado com o rigor científico e o proverbial sentido de humor que caraterizam as intervenções de Carlos Fiolhais. Da “maçã de Newton” ao voo dos aviões, da máquina a vapor às centrais termoelétricas, do átomo ao universo, falou-se de tudo um pouco e sempre com exemplos do quotidiano e doses de boa disposição, de tal modo que ficámos com a ideia de que a Física não é um “bicho-de-sete-cabeças” e até pode ser divertida.
Depois da sua apresentação, houve ainda tempo para os alunos colocarem questões.
Escola Secundária Raul Proença