CENTRO HOSPITALAR DO OESTE

0
499

Hepatite C
O Centro Hospitalar do Oeste (CHO) informa que está a cumprir a estratégia nacional definida para o tratamento da Hepatite C, e tem estado a realizar todas as diligências necessárias para garantir que os doentes são tratados no tempo adequado. O CHO esclarece que até ao momento, encontram-se ao abrigo do programa de financiamento centralizado da Hepatite C um total de 44 doentes. Quatro destes doentes já estão a fazer o tratamento, tendo o primeiro iniciado o mesmo em 3 de junho de 2015, entretanto já finalizado. Mais se acrescenta, que na passada semana foram autorizados os tratamentos a mais quatro doentes. Estão também em fase final de validação e aprovação os processos de tratamento para outros sete doentes, que deverão iniciar o tratamento a breve prazo. Os processos referentes aos restantes 29 doentes estão ainda em validação nas diversas fases administrativas anteriores à aprovação pelo Conselho de Administração (CA), a que estes processos obrigam.
Recorde-se que os doentes são inicialmente registados pelo médico prescritor numa plataforma, coordenada pelo Infarmed, sendo posteriormente efectuados vários procedimentos de avaliação, validação clinica e orçamental, por várias entidades, que termina com a encomenda do medicamento e início do tratamento pelo doente. Estes procedimentos têm prazos de validação diversos, que têm obrigatoriamente de ser seguidos.
Por fim, o CHO lamenta a desinformação e alarmismo causado acerca deste tema, algo que poderia ter sido evitado caso tivessem sido solicitadas previamente informações ao CA do Centro Hospitalar do Oeste.
O CHO, cumprindo com a sua missão, é o primeiro interessado em proporcionar aos seus utentes os cuidados adequados ao estado de saúde dos mesmos. O CHO reitera que está a cumprir com as normas clínicas e administrativas, para acesso a este tratamento, definidas pelo Ministério da Saúde.

Conselho de Administração do CHO