Colégio Frei Cristóvão preserva património ecológico da região

0
409

Todos temos a obrigação de preservar e conhecer melhor o nosso Património Ambiental. A água é um dos principais elementos deste património, daí a máxima “água fonte de vida”.
Actualmente, os rios e ribeiras em Portugal apresentam vários problemas, que resultam, na maioria dos casos, da negligência de todos nós. Consciente desse facto, a turma do 6º B dará continuidade ao projecto iniciado no ano lectivo anterior, tendo como objectivo primordial evitar que o Rio Arnóia conheça o destino de tantos outros rios que, infelizmente, se tornaram vazadouros de todo o tipo de dejectos. Assim, depois da adopção de 500 metros de Rio, os alunos tentarão interpretar e compreender as particularidades inerentes Rio Arnóia, em particular. Irão, ainda, desenvolver uma Campanha de Sensibilização, visando apelar a um papel mais interventivo por parte da comunidade educativa e civil, com vista à melhoria do ambiente, em geral, e das linhas de água, em particular.
O dia mais desejado chegou, entretanto, e foi no passado dia 16 de Novembro que os alunos, as professoras e o monitor das Águas do Oeste fizeram a sua primeira saída de campo, ao Rio. De galochas calçadas, movidos de grande entusiasmo e, acima de tudo, com uma grande vontade de aprender, os alunos exploraram o Rio Arnóia, colocaram mãos à obra, limparam o lixo e ainda plantaram sementes.
Nem a chuva, que teimou em aparecer, e a lama foram factores dissuasores.

Campanhas de solidariedade

O Colégio Frei Cristóvão desde sempre se associou a causas sociais. Este ano, à semelhança dos anos transactos, o Colégio associar-se-á a várias campanhas de solidariedade, estando a decorrer duas campanhas: recolha de tinteiros usados, para entregar à AMI, e a participação na campanha Oeste Solidário que visa mobilizar todos os alunos para a situação delicada da Associação Ajuda de Berço – Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos, que recebe crianças dos zero aos três anos.

Rosa Duarte
Coordenadora