Em pratos limpos, na EBI de Sto. Onofre

0
620
- publicidade -

Sabia que:
– No mundo, um sexto da população mundial tem fome e um terço dos problemas ambientais advêm da produção e consumo de alimentos?
– Ao longo do processo de produção e distribuição dos alimentos são emitidos mais de 3 mil milhões de toneladas de gases com efeito estufa para a atmosfera, com impacto direto no clima?
– Cerca de 870 milhões de pessoas não têm o que comer no planeta, quando mundialmente se desperdiça, por ano, 1,3 mil milhões de toneladas de alimentos (FAO)?
– Nas casas portuguesas há um desperdício de cerca de 324 mil toneladas de alimentos, devido essencialmente ao comportamento do consumidor (falta de planeamento, comprando em excesso, não tendo em consideração os prazos de validade)?
– Se adotarem práticas de reutilização e reciclagem dos produtos, as famílias contribuem para melhorias no seu orçamento familiar, para a segurança alimentar e, invariavelmente, para a sustentabilidade ambiental?
Pois, neste mundo de contrastes múltiplos, entre os quais excessos para uns e escassez para outros, e os consequentes desequilíbrios ambientais (entre outros), todos os alertas são poucos e todos nós devemos contribuir, de algum modo, para minimizar esse(s) problema(s).
Por isso, a turma do 3ºB da EBI de Santo Onofre tem vindo a desenvolver o seu trabalho de combate ao desperdício. Começou pelo combate ao ‘desperdício alimentar’ e, assim, com os encarregados de educação, recolheu e trabalhou receitas feitas com sobras de refeições e com desperdícios aproveitáveis. Veio a propósito o concurso “Green Chef”, da Decojovem, que tinha como principal objetivo sensibilizar os jovens e as suas famílias para a importância do combate ao desperdício alimentar.
Foram 102 os livros de receitas culinárias de aproveitamento de sobras alimentares/refeições de 30 Escolas Decojovem a concurso e que envolveram 306 alunos, autênticos chefs da sustentabilidade, que deram a conhecer como se podem confecionar deliciosos pratos com as sobras do dia-a-dia.
O livro vencedor (1º escalão) foi atribuído ao grupo FLC, constituído pelos alunos Filipe Fernandes, Leonardo Francisco e Carolina Baptista. Na verdade, todos estão de parabéns pois a sua participação foi exemplar e muito vivida tanto na recolha das receitas como na elaboração dos pratos e, finalmente, na elaboração dos seus livros de receitas, empenho que se tem prolongado, agora nos cuidados com o seu “Jardim de aromas” (plantação de aromáticas decorrente das receitas).
Prometemos que vamos continuar a cozinhar contra o desperdício alimentar e a contribuir para um futuro mais sustentável, combatendo também outros desperdícios (energia, espaço, tempo).
Se quiserem ver e experimentar as nossas receitas (e outras), podem consultar: www.decojovem.pt

Professora Fernanda Garcia

- publicidade -