No âmbito do curso Técnico de Energias Renováveis, a comunidade Tamera – Relíquias (Odemira), deslocou-se à ETEO onde apresentou uma palestra sobre Eco inteligência e sustentabilidade ambiental. A comunidade de Tamera já foi visitada várias vezes pelos alunos dos cursos de Energias e Turismo. Nesta comunidade os alunos tomaram contacto com os processos de produção de energia, captação e retenção de água e agricultura biológica.
A parceria estratégica entre a comunidade de Tamera e a ETEO resulta de um protocolo estabelecido entre as duas instituições e envolve várias áreas tecnológicas, como energia solar térmica, fotovoltaica e recursos hídricos aplicados aos sistemas de bombagem e rega solares.
A produção hidropónica de legumes, bem assim como as técnicas de permacultura, foram temas debatidos e apresentados neste seminário.
O tratamento dos resíduos orgânicos e o seu aproveitamento para produção de biogás, fazem parte de um projeto a ser implementado na “aldeia renovável“ da ETEO.
Professores da ETEO trabalham desde há algum tempo em conjunto com a equipa tecnológica de Tamera promovendo o intercâmbio de conhecimento e troca de experiências na “Aldeia Solar” de Tamera.
A “construção sustentável“ a tecnologia e os processos construtivos utilizando fardos de palha foram colocados em evidência neste seminário.
Os motores stirling, aplicações e desenvolvimento das comunidades foram um dos momentos altos deste evento pelo seu mentor, o físico Jurgen Kleinwatchter.
Este engenheiro físico, investigador e também ele membro da comunidade de Tamera, esteve na ETEO, vindo diretamente da Austrália, onde investiga os processos de retenção da energia produzida através de sistemas solares e das lentes de Fresnel.
Tendo a comunidade de Tamera por base da sua alimentação o “veganismo”, a ETEO, em parceria com a Escola Hotelaria Turismo e a “Ecocriar”, proporcionaram um almoço vegan na Escola de Hotelaria e Turismo. Este mereceu nota digna de registo por parte de todos que nele participaram.
Escola Técnica Empresarial do Oeste