ETEO – Visita do presidente da Academia Brasileira de Engenharia de Segurança do Trabalho e da ESTeSC

0
484

No passado dia 28 de outubro o Presidente da Academia Brasileira de Engenharia de Segurança do Trabalho (ABEST), Eng. Evaldo Valladão e o Coordenador da Licenciatura de  Engenharia de Segurança do Trabalho da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC), Dr. Hélder Simões, visitaram a Escola Técnica Empresarial do Oeste (ETEO).
A visita teve como principal objectivo, por parte da ABEST, verificar a qualidade do ensino médio em Portugal, conhecer as instalações de uma instituição de ensino profissional, com maior enfoque para o curso de Técnico de Higiene e Segurança no Trabalho e Ambiente (THSTA) – nível IV, onde foi possível verificar o material didáctico e equipamentos disponíveis, assim como analisar os relatórios das Formações em Contexto de Trabalho realizados pelos alunos no ano lectivo 2014-2015.
Outro dos temas abordados na visita foi a possibilidade de continuação dos estudos por parte dos alunos do curso THSTA, para a Licenciatura em Engenharia de Segurança do Trabalho, ou Licenciatura em Saúde Ambiental, ministrados na ESTeSC. Esta iniciativa tem como principal preocupação, a dificuldade financeira por parte dos alunos em poderem prosseguir os estudos, pelo que, irão ser estudadas as possibilidades de efectivação de bolsas de estudo, alojamento e refeições.
O Presidente da ABEST referiu ainda que no seguimento do acordo, designado de Termo de Reciprocidade, sobre as condições de reconhecimento do exercício profissional dos membros da Ordem dos Engenheiros (OE) e do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia do Brasil (CONFEA), assinado no dia 29 de setembro, em Brasília, ratificado em Lisboa no dia 28 de outubro de 2015, e da visita às instalações da ETEO, irá reunir todos os esforços, no sentido de que o curso profissional de Técnico de Higiene e Segurança no Trabalho e Ambiente seja reconhecido no Brasil.
Durante o período em que esteve em Portugal, o Eng. Evaldo Valladão, para além de visitas a várias instalações industriais, participou no Seminário Internacional com o tema “Novos horizontes da segurança e saúde” organizado pela ESTeSC, e no V congresso “Vertentes e Desafios da Segurança 2015”, promovido pelo ISLA-Leiria. Por fim o Presidente da ABEST salientou que a ETEO foi umas das melhores escolas de ensino médio que tinha conhecido em quase 40 anos de carreira.

Escola Técnica e Empresarial do Oeste