Decorreu no passado fim-de-semana em TrÓia o XIX Congresso Nacional da Juventude Socialista onde mais de 600 congressistas discutiram políticas de juventude e para o futuro do nosso país.
O Congresso Nacional da Juventude Socialista reuniu-se ao fim de dois anos para proceder a eleição dos novos órgãos nacionais da estrutura e para a reeleição de João Torres como Secretário-geral da Juventude Socialista.
A distrital de Leiria da Juventude Socialista esteve representada por militantes de Leiria, Marinha Grande, Pombal, Batalha, Porto de Mós, Peniche, Ansião e Figueiró dos Vinhos. Esta representação foi conseguida no esforço de reativação de estruturas concelhias há muito desaparecidas começada neste ano.
A Juventude Socialista de Leiria conseguiu com esse esforço um reforço de presenças nos órgãos nacionais da Juventude Socialista com o Presidente de Federação Diogo da Cruz Rodrigues (Leiria) a manter o lugar na Comissão Nacional e na Comissão Politica Nacional, e António Alves (Leiria), Joel Gomes (Pombal), Pedro Moleano (Porto de Mós), Telmo Reis (Marinha Grande), Susana Rosa (Alvaiázere) e Sofia Dias (Pombal) foram eleitos para a Comissão Nacional da Juventude Socialista.
Foram ainda eleitos Tiago Gonçalves (Peniche), Bruno Loureiro (Pombal) e Ana Filipa Nicolau (Peniche) foram eleitos como representantes da Juventude Socialista na Comissão Nacional do Partido Socialista.
De referir que o Congresso Nacional da Juventude Socialista contou com a presença do atual Secretário-geral do Partido Socialista o Camarada António Costa que discursou sobre a necessidade que Portugal têm de conseguir atrair de volta os jovens de forma a potenciar assim a economia e o futuro de Portugal.
O Presidente Mário Soares recebeu a maior homenagem da Juventude Socialista, tornando-se Militante de Honra da estrutura de juventude do Partido Socialista, e deixando entre as palavras de agradecimento uma frase muito importante para todos os congressistas presentes “Quando chego a uma sala destas, cheia de gente jovem, numa situação em que o país está de cócoras, em que tudo foi destruído, em que não há nada (…) e em que tanta gente, por medo ou por qualquer outra razão, não é capaz de lutar, estar aqui e ver-vos a vocês todos aqui aos berros pela liberdade e pela democracia, para mim é o melhor que me poderiam ter feito”.
Diogo da Cruz Rodrigues
Presidente da Federação de Leiria da Juventude Socialista