Alcobaça precisa do Conselho
Municipal da Juventde
À medida que o tempo avança, os jovens têm cada vez mais dificuldades no acesso ao mercado de trabalho. De acordo com os dados divulgados pelo IEFP 15,61% dos desempregados inscritos no centro de emprego de Alcobaça tem menos de 25 anos. Diariamente projetos empreendedores ficam pelo caminho devido à falta de apoio. Numa altura em que o governo PSD/CDS não tem resposta para a situação actual do desemprego em Portugal e em que o único incentivo é apelar aos jovens que emigrem, é extremamente importante que o Município de Alcobaça fixe a população mais jovem, que têm todo o direito a desenvolver uma vida e um futuro naquele que é o seu concelho de origem.
Pode-se afirmar, sem sombra de dúvidas, que nos dias de hoje a geração de jovens assume-se como a geração mais qualificada no historial do nosso país e isso não podemos desperdiçar.
Mesmo tendo a perfeita noção da asfixia financeira que as autarquias estão a passar, incluindo a de Alcobaça, é necessário um esforço adicional para fazer face a estas políticas de desgoverno que temos presenciado constantemente para marcar a diferença no futuro dos jovens.
Entendemos que Conselho Municipal da Juventude seria um órgão que poderia dar oportunidade aos jovens do concelho de sugerir e apresentar as suas ideias e propostas no âmbito da definição das políticas do município e assim, ser um espaço de intercâmbio de actividades e ideias que muito poderia contribuir para a promoção do diálogo e a participação dos jovens no desenvolvimento e vida social no concelho.
Pelos motivos apresentados entendemos que a criação deste organismo é vital para o nosso
concelho poder rumar a um futuro melhor. Já manifestamos a nossa posição ao Senhor Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça que esperamos possa rapidamente criar este organismo de consulta.
José Semião
JS Alcobaça