Colocamos esta questão perante o facto de ter sido destacadamente publicado nos dois jornais semanais desta cidade, a lista dos alunos que se destacaram neste findo ano lectivo em Caldas da Rainha e Óbidos.
Especificamente em relação ao Agrupamento de Escolas Raul Proença, a aluna finalista do 12º ano que obteve a média de 19,1 valores não foi mencionada, sendo atribuído erradamente o primeiro lugar à aluna que ficou em segundo lugar.
Não nos move qualquer sede de protagonismo. Apenas como pais orgulhosos dos resultados académicos excepcionais da nossa filha, gostaríamos de ver esclarecido este grave erro e a reposição da verdade.
O mérito a quem o teve e tem.
NR – Contactado o Agrupamento de Escolas Raul Proença, recebemos a seguinte explicação do seu director:
A expressão “Provas de Mérito” não se enquadra nos prémios atribuídos pelo Rotary Club das Caldas da Rainha aos melhores alunos de cada escola. Aliás, o Rotary Club das Caldas da Rainha é claro, na cerimónia de entrega dos prémios, quando salienta que a seleção do melhor aluno, por ano letivo, não deve obedecer apenas a critérios numéricos.
No que se refere a esta aluna em particular, é necessário frisar que houve uma mudança no seu percurso escolar, tendo a aluna obtido aprovação em algumas disciplinas exclusivamente através da realização de exames nacionais, na condição de aluna autoproposta. Por este facto, de acordo com o Regulamento Interno do AERP, não fez parte do quadro de mérito da escola e não foi indicada como melhor aluna para a atribuição do prémio pelo Rotary Club. Para esta distinção só são considerados os alunos que fazem as disciplinas por frequência.
Contudo, na cerimónia de entrega dos diplomas aos alunos que concluíram o ensino secundário, a aluna Joana Beirão foi alvo de uma distinção pela Direção do Agrupamento de Escolas Raul Proença e pela Direção da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária com 3.º Ciclo de Raul Proença.
O AERP nunca deixará de reconhecer o mérito dos seus alunos e de sentir um enorme orgulho em referir que jovens como a Joana Beirão foram seus alunos.
João José Bernardes e Silva