PS/CALDAS – Encerramento da urgência de obstetrícia

0
381

No passado dia 28 Agosto fomos confrontados com a notícia  veiculada pela Agência Lusa e transmitida em horário nobre através de diversas reportagens de órgãos televisivos, sobre o encerramento da urgência de obstetrícia  na unidade das Caldas da Rainha do CHO.
Refere ainda a notícia que o encerramento ocorreu logo no dia anterior, por falta de recursos humanos, nomeadamente de médicos, tendo-se mesmo verificado a transferência de três utentes para o CHLN, hospital de referência.
Salienta ainda, que o comunicado enviado pelo CA refere que tal decisão foi tomada com o objectivo de salvaguardar a Segurança e Qualidade do atendimento das utentes.
Todos conhecemos a situação de carência aos mais diversos níveis que actualmente se verifica no SNS em geral, e na Unidade de CR em particular, e principalmente a carência de recursos humanos.
Todos defendemos a prestação de Cuidados de Saúde com Qualidade e Segurança de acordo com os mais altos padrões defendidos a nível Internacional.
Todos defendemos a melhor  Saúde para os nossos cidadãos, e por isso ficamos e estamos extremamente preocupados com a situação que actualmente se vive na Unidade de Caldas da Rainha.
Em consequência, encetamos esforços no sentido de se esclarecer cabalmente a situação junto dos responsáveis do Centro Hospitalar, estabelecendo contactos com o Sr Presidente da Câmara solicitando a sua intervenção, e outras entidades com influência na Gestão Hospitalar.
Da junção de todos os esforços, cerca das 15 horas do passado dia 29 Agosto a urgência de obstetrícia reuniu as condições de segurança clínica por forma a se iniciar o atendimento a todas as utentes que recorrem a esta Unidade.
Lamentamos que esta decisão de gestão tivesse sido tão tardiamente tomada, provocando inquietação e turbulência tanto na Instituição como na População.
Este é o corolário de outras situações igualmente difíceis que se verificam na Instituição de Saúde e que são largamente do conhecimento público, como a dificuldade na prestação de Cuidados no Serviço de Urgência devido à necessidade de reorganização dos espaços onde funcionam aquele serviço e, mais recentemente, no Serviço de Cirurgia Geral por via das obras de requalificação no piso cirúrgico.
Os últimos acontecimentos demonstram à saciedade, a necessidade de particular atenção e intervenção desta Autarquia junto das Entidades competentes na reorganização dos Cuidados de Saúde Hospitalares nas Caldas da Rainha, quer em diversidade de oferta de especialidades clínicas de acordo com a classificação Hospitalar, quer na Qualidade e Segurança dos Cuidados de Saúde prestados.
Os Cuidados de Saúde avaliam-se também na confiança da população no seu Hospital, sendo certo que a confiança é fácil de ter, difícil de manter, muito fácil de se perder e muito difícil de recuperar.

Vereadores do PS