Caro Concidadão,
Vivemos um momento de profunda crise social, enorme falta de respeito democrático e absoluta descrença no regime que nos governa. Grande parte dos portugueses sente a incerteza e o desespero, temendo pelo seu futuro e o da sua família. A insatisfação com os partidos e os políticos que conduziram Portugal e os Portugueses à situação actual é, por isso, perfeitamente compreensível, justificando a revolta e o alheamento de muitos cidadãos de tudo o que tenha a ver com a política.
É neste ambiente que irão ser realizadas, a 29 de Setembro, as próximas eleições autárquicas, com vista à escolha democrática do/a próximo/a Presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, bem como dos diversos órgãos concelhios e de freguesia. Não é difícil compreender a desilusão e o medo que se apoderaram dos eleitores, levando muitos a desmotivarem-se e a afastarem-se das iniciativas de campanha levadas a cabo pelas diversas candidaturas, prometendo abster-se do acto eleitoral.
No entanto, por maior que seja a razão dos cidadãos (e sem dúvida que é), temos de perceber que a indiferença e o afastamento das decisões políticas que determinam a nossa vida colectiva, não resolvem os problemas existentes, antes os agravam. Na verdade, como bem lembrava o filósofo Platão, o maior castigo para aqueles que não cuidam de quem governa, é serem governados pelos piores. É isto que tem acontecido, é isto que não pode continuar a acontecer.
Tendo em conta esta realidade e a preocupação de oferecer aos caldenses uma alternativa credível, à altura das responsabilidades da nossa terra e das suas tradições, entendeu um grupo de cidadãos conhecido pela sua intervenção cívica activa em favor da comunidade, criar o movimento autárquico independente Viver o Concelho, o qual concorrerá às eleições de 29 de Setembro, tendo como cabeça de lista a sua mentora Dra. Maria Teresa Serrenho. Este é um movimento cívico verdadeiramente independente e patriótico, com pessoas que pensam de forma livre e construtiva, e que comungam o desejo de servir e não de se servir.
Caro Concidadão,
Está nas suas mãos mudar o que está mal, o seu voto é uma arma que pode resolver muitos problemas, os seus e os da comunidade a que pertence. Pela nossa parte, estamos a fazer o que é nossa responsabilidade e obrigação: criar uma alternativa séria e competente, oferecer a nossa disponibilidade e apresentarmo-nos a todos os caldenses, com total transparência e generosidade. Pela sua parte, contamos que escolha criteriosamente aqueles em quem mais confia para assumirem a gestão autárquica do nosso Concelho e Freguesias, nos próximos quatro anos.
Não desista da cidadania, não falte à sua responsabilidade. Venha conhecer-nos, venha dar o seu contributo, venha recuperar a confiança que outros o levaram a perder.
José Rafael Nascimento
Mandatário Político do Viver o Concelho – Movimento Independente