A Banda e Orquestra ligeira de Óbidos em Valencia (Espanha)

0
803
- publicidade -

BANDAA Banda e a Orquestra Ligeira de Óbidos, valências da Sociedade Musical e Recreativa Obidense, deslocaram-se à cidade espanhola de Valência, entre 14 e 20 de Julho, onde participaram num encontro de bandas que reuniu a Banda Musicale Città di Staffolo (Itália) e a do Centre Instructiu Musical de Benimaclet, da cidade anfitriã.
Este foi um encontro especial. Integrado num projecto europeu designado “Linguagem universal: a integração através da música”, foi organizado pela instituição musical anfitriã e pela Associação Asperger Valência e apoiado pelo Programa Erasmus +. Por isso, além dos músicos, foram integrados nas actividades dezenas de pessoas diferentes, numa prova inequívoca de que, justamente, a música é uma linguagem universal, que une todos em torno da arte dos sons.
E a festa fez-se! Com muita animação em Valência. Houve concerto, muito aplaudido, da Orquestra Ligeira de Óbidos. Encontros das três bandas, de Óbidos, de Staffolo e de Valência. Houve arruada, com concerto no final, com a participação de jovens portadores de Asperger. Houve ainda outra arruada e concertos na localidade próxima de El Verger, com a participação da banda local.
A comitiva obidense foi de 61 pessoas, das quais mais de 50 músicos. O menos jovem, de idade, mas não de espírito, o Sr. Fernando Simão, 85 anos, 67 de músico, foi o estandarte vivo da SMRO nesta deslocação, o mais importante símbolo nesta nossa deslocação. O mais jovem, o José Pedro,  10 anos, a iniciar-se nas lides musicais.
Em termos de programa social houve visita guiada à zona histórica de Valência, visita à Cidade das Artes, um ex-libris da cidade, visita ao Museu Municipal de Valência, onde fomos recebidos pelo Vereador da Cultura e houve troca de lembranças. E, claro, não há festa sem comida: fomos muito bem recebidos, em jantares de confraternização, organizados pelos músicos locais, onde não faltou a famosa paella e outras especialidades da região.
No último dia, domingo, a comitiva teve o privilégio de assistir a concertos de duas das melhores bandas sinfónicas do mundo, integrados no “129.º Certamen Internacional de Bandas de Música Cuidad de Valência”, que decorreu no Palau de La Musica, em Valência.
Foi um convívio extraordinário, em torno da música, que nos une. Foi um aproximar de gerações que não esquece. Foi matar saudades dos amigos de Staffolo, com quem fazemos intercâmbios (em Staffolo ou em Óbidos) desde 1998. Foi fazer novos amigos em Valência. Foi conviver com pessoas diferentes, mas que falam a língua da música, o que os integra no colectivo.

Bernardo Rodrigues

- publicidade -