A enxaqueca e a medicina chinesa

0
791

A Enxaqueca são Dores de Cabeça intensas, por vezes incapacitantes, que provocam sofrimento físico e psíquico e que resultam da pressão exercida pelos vasos sanguíneos numa zona do cérebro, dando origem a dor aguda e por vezes prolongada. A Enxaqueca é uma dor latejante que habitualmente afeta um dos lados da cabeça e é por vezes acompanhada de enjoo, vómitos e de sensibilidade à luz e ruído. Numa fase inicial a enxaqueca manifesta-se esporadicamente em crises que podem variar entre 2 a 72 horas. Não sendo eliminadas as causas da enxaqueca, com o passar do tempo as crises surgem com maior frequência, intensidade e duração.
Em todos os tipos de cefaleias ou enxaquecas, a acupuntura é uma ferramenta poderosa, que geralmente alivia a dor em questão de minutos. Um ponto utilizado para todos os tipos de cefaleias é o intestino grosso 4 (“vale da junção”), já que alivia a dor em geral, além de ser um ponto específico para as doenças que afetam a cabeça. Outros pontos são selecionados de acordo com o local da dor, como a parte posterior da cabeça (vesícula biliar 20 ou bexiga 10), as têmporas (Taiyang) ou a testa (estômago 8). Para além de pontos locais (situados na cabeça) punturam-se pontos à distância (nos braços, pernas ou pés) para tornar o tratamento mais eficaz. A escolha dos pontos fazem-se sempre de acordo com a incidência da enxaqueca e a localização do meridiano afetado. Por isso, variam de paciente para paciente.
Seguindo o tratamento, é importante fazer algumas mudanças no estilo de vida e na alimentação para eliminar a causa subjacente das cefaleias. Por exemplo, quando a causa é calor no fígado, deve-se evitar comer alimentos apimentados e gordurosos, e a diminuição do stress deve ser prioridade número um. Se o padrão subjacente for deficiência de qi ou sangue, a dieta deve ser modificada para acrescentar mais grãos integrais, feijões, nozes, legumes de cor escura.
Voltarei a falar da enxaqueca em artigos posteriores pois este artigo não esgotou o tema em si antes pelo contrário é apenas o início da abordagem da enxaqueca na medicina chinesa.

Ana Marques
Acupuntora
ana.marques.4466@gmail.com