Moro na R. Garcia Resende, mais exatamente num dos prédios castanhos novos que foram construídos pelo Eng. Coutinho.
Gostava de lhes apresentar uma situação recorrente há mais de um ano na água que abastece a região. No dia 28/09/2017, das 10h00 às 14h30, a água da torneira saía castanha. Recolhi amostra e levei à Câmara. Atendida no 2ª andar, deixei lá a garrafa e disseram que A encaminhariam para Eng. Rute e também falaram com uma pessoa por telefone e disseram-me que viria uma equipa Ao local ver o que se passava.
Não veio ninguém.
Esta situação perdura há mais de um ano e meio, tanto que a minha conta de água vem por volta de 28, 33 ou 35 euros por mês dado eu ter que deixar a água escoar pela torneira por muitos minutos até que se torne levemente mais clara.
Acrescento a isso gastos com água mineral comprada para fazer comida e beber, e mais um duche ecológico para filtrar a água do banho, dado que devido a esta água estou com problemas de pele.
Tenho cá ainda uma amostra da água recolhida ontem dia 28/09/2017.
Gostava sinceramente que fosse tomada uma providência pois é inconcebível pagar o que pago por uma conta de água por problema ocasionados pelas condutas ou pela água que não é tratada o suficiente.
Fico à espera de um posicionamento por parte da Câmara das Caldas da Rainha.
Kátia Pinheiro
NR – Gazeta das Caldas deu conhecimento desta carta à Câmara das Caldas da Rainha, que nos enviou a seguinte explicação:
1. Qualidade do Abastecimento de Água no Concelho:
Estão estes Serviços obrigados pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) a seguir um Plano de Controlo da Qualidade da Água (PCQA), previamente aprovado por esta Entidade.
Já foram publicitados os resultados do controlo da qualidade da água relativo a 2016, tendo estes Serviços cumprido em 100% o número de análises a que estávamos obrigados a efectuar, tendo-se atingido em termos de qualidade da água distribuída a percentagem de resultados em cumprimento do legalmente disposto 99,3%, resultados estes que comparam com o que de melhor acontece a nível nacional.
Em relação ao 1.º e 2.º trimestre de 2017 os resultados obtidos para o Sistema de Abastecimento associado à zona em causa também evidenciam que a água distribuída na generalidade está em conformidade com as normas de qualidade estabelecidas no Decreto-Lei n.º 306/07 de 27 de Agosto.
2. Análise localizada da situação referida/reclamação apresentada:
No que respeita à reclamação apresentada, nomeadamente à turvação relatada, esteve a mesma na referida data relacionada com a realização de manobras na rede devidas a uma rotura na conduta que abastece a zona em questão.
A avaria teve uma necessidade de reparação imediata, pelo que os Serviços tentaram minimizar o tempo de duração do corte de água, com consequente interrupção no abastecimento.
Refira-se que as reparações relatadas causam sempre alguma perturbação na qualidade da água, tentando os Serviços Municipalizados minimizar a situação com a implementação de medidas corretivas nomeadamente com recurso a descargas/purgas na rede de distribuição.
Logo que foi recepcionada a reclamação, deslocou-se o Encarregado ao local para verificar a situação, tendo sido de imediato efetuadas descargas para limpeza do troço em causa, medida já descrita anteriormente como prática corrente após reparações na rede.
3. Frequência de reclamações:
Durante o ano de 2017, têm estes Serviços Municipalizados conhecimento de algumas reclamações para esta área, estando tais factos relacionados com roturas ocorridas na rede, nomeadamente em condutas existentes na rua em causa e próximas, de grande diâmetro que provocam sempre graves perturbações na distribuição de água.
4. Necessidade de substituição de condutas:
É do conhecimento público que a rede de abastecimento de Caldas da Rainha tem já alguns anos, tendo já sido substituída em algumas zonas, nomeadamente no âmbito das empreitadas da “Regeneração Urbana”. As referidas substituições estão a ocorrer espaçadamente no tempo e de acordo com os meios financeiros existentes e empreitadas em curso, estando prevista intervenção para a zona em causa.
5. Resumo/Conclusão:
De uma forma geral a água fornecida por estes Serviços Municipalizados é de boa qualidade como demonstram as sucessivas apreciações da Entidade Reguladora, ERSAR. Tal não implica no entanto que localmente não exista uma outra perturbação, situação esta que é comum a todas as redes de distribuição de água.
Estão estes Serviços Municipalizados no entanto apostados em melhorar a qualidade da água de abastecimento na Cidade, pelo que brevemente irão proceder à substituição de algumas condutas, no âmbito de empreitadas já em curso.