O Sr. Joaquim Casimiro mais conhecido por “Jack” Casimiro nasceu em 19.08.1946 e emigrou para os Estados Unidos América (Newark – New Jersey) com 16 anos de idade, tendo regressado a Portugal em 1966 para casar.
Teve dois filhos.
Quis a lei natural da vida que a sua filha partisse prematuramente em 2008. Tristeza profunda da qual nunca mais recuperou
No país para onde emigrou em 1963 soube aproveitar com inteligência, determinação, muito trabalho e ousadia, para lá de todo o bom senso, todas as oportunidades que lhe surgiram, sabendo nós que a hipótese de sucesso está no risco e cresce com o risco – “self made man” – na verdadeira acepção da palavra
Foi um homem de objectivos, empreendedor, congregador de virtudes, com experiência adquirida na escola da vida, que teve um papel de relevo e determinante no desenvolvimento económico no local para onde emigrou.
O Sr. Joaquim Casimiro foi um homem bom, de uma generosidade “cristã“, um homem respeitado na comunidade emigrante, no seu concelho, na sua freguesia, um patriota com o desejo que Portugal se desenvolvesse.
Sei bem do que afirmo pois ajudou várias pessoas, instituições públicas, Instituições de Solidariedade Social sem fins lucrativos, Bombeiros, tanto em Portugal como nos Estados Unidos da América, sendo de todos conhecido a oferta que fez ao Cento Hospitalar do Oeste.
Foi um homem que estava fora e de fora sentiu sempre Portugal e a sua terra natal.
Por tudo isto, foi um homem com objetivos que os cumpriu até ao fim.
No plano pessoal foi um homem feliz na medida do possível, tendo sempre a companhia da família e em especial da sua mulher.
No final desta longa viagem pela vida do Sr. Joaquim Casimiro dei por mim “esmagado” pela dimensão humana de um homem que orgulha os amigos e todos aqueles que tiveram oportunidade e o privilégio de o conhecer.
O meu agradecimento ao Sr. Joaquim Casimiro
Ernesto Carvalho