Ano novo, dieta nova!

0
507

O início de um novo ano é sempre algo que nos leva a fazer um balanço do ano que se despede e a delinear novos caminhos. As ambições são diversas, podendo estar relacionadas com questões monetárias, de saúde ou até mesmo de carácter profissional. E porque não aproveitar toda esta sugestão de mudança que o Ano Novo por si só nos transmite para desenvolver hábitos de vida saudáveis, quebrando alguns vícios e iniciando uma dieta adequada. Uma alimentação saudável e equilibrada não tem de ser necessariamente cinzenta e restritiva, podendo inclusive ser bastante apelativa e motivante.

A nossa vida é em parte delineada por rotinas e hábitos que se perpetuam dia após dia, ano após ano e modificá-los implica alterar comportamentos e educar o corpo em direcção a uma outra realidade. Por isso, quando se sugere um regime alimentar que fomenta esta necessidade poderá sentir-se alguma dificuldade inicial em cumpri-lo; porém este deve ser encarado como um desafio com diversos patamares, que permitirá uma evolução gradual até alcançar a dieta ideal. Quando o objectivo é atingir uma alimentação saudável existem alguns pontos fundamentais a ter em conta, tais como: realizar várias refeições ao longo do dia, evitando intervalos sem comer superiores a 3 horas; iniciar o dia com a ingestão de um pequeno-almoço completo; limitar o consumo de doces e fritos a uma vez por semana; incluir iogurtes, queijo e iogurte todos os dias na dieta; ingerir cerca de três peças de fruta por dia; incluir pão, arroz, massa e batata no dia alimentar; optar pelo consumo de vegetais ou legumes em cada refeição principal; preferir as carnes magras, como peru, frango, coelho; iniciar as refeições principais com a ingestão de sopa; optar pelo azeite para temperar e confeccionar, tendo em atenção a quantidade adicionada; limitar o consumo de sal, preferindo o uso de vinagre, limão, ervas aromáticas e especiarias para enriquecer o tempero e ingerir aproximadamente 1,5L de água por dia. Contudo cada pessoa requer um regime alimentar personalizado, pelo que quando se reconhece a necessidade de o realizar deve-se procurar um nutricionista ou dietista com vista a um acompanhamento adequado, evitando escolhas que possam comprometer o estado de saúde.
Neste início de ano aproveite para rever as suas metas e prioridades, reservando um lugar para a adopção de estilos de vida saudáveis. Estes reportam não só a uma alimentação equilibrada, mas também à prática de actividade física regular e a uma vida sem excessos, evitando o consumo de tabaco e moderando a ingestão de álcool.
Votos de um feliz Ano Novo!

Rita Cristiano
Nutricionista
ritaalexandracris@gmail.com