ASAS E BICOS – Garajau-de-bico-preto (Sterna sandvicensis)

0
762
Gazeta das Caldas - Asas e bicos
João Edgar

Os Garajaus são uma espécie de aves marinhas, migradoras muito comuns e, que podem ser facilmente confundidos com os Guinchos ou com as Gaivinas. De tamanho inferior às Gaivotas é interessante observar o voo prescutante e por vezes pairado destas aves e o mergulho a pique que fazem para apanhar pequenos peixes que são a base da sua alimentação. Com uma plumagem de cor branca e cinzento claro, a cabeça é totalmente preta quando em plumagem nupcial, o bico comprido bem afiado, com a característica ponta amarela. Quando há ventos fortes alimentam-se no mar na zona de rebentação das ondas, onde é comum verem-se em pequenos e barulhentos bandos. Também conhecido por Charrana, Garão, Gragéu ou Grazina. A ave da imagem ainda plumagem pré-nupcial. Observam-se com muitas vezes a pescarem na junto ao cais da lagoa, muitas vezes um pequeno grupo se junta na língua de areia em frente ao cais, podem ser vistos com facilidade por quem caminha ao longo da pista pedonal junto à lagoa, desde o antigo hotel Foz Palace, até à Escola de Vela da Lagoa, a descansarem pousados nos paus que servem de amarração às bateiras.
Na toponímia da Foz do Arelho, existe a Rua do Garajau, que desce da Rua da Encosta da Lagoa, junto ao Penedo Furado, até à Av. Eng. Luís Paiva e Sousa.
Na Ilha da Madeira a famosa praia do Garajau situada na base da falésia da Ponta do Garajau, que está integrada na Reserva Natural Parcial do Garajau. Sendo um dos mais interessantes pontos turísticos da ilha e um excelente local para observar aves marinhas e para a prática de mergulho. Onde os meus colegas Vigilantes da Natureza do IFCN-Instituto da Floresta e Conservação da Natureza fazem um excelente trabalho na proteção, vigilância e educação ambiental, cujo logotipo representa a espécie emblemática da Reserva que é o MERO (Epinephelus marginatus).
A Ponta está ligada à praia, situada numa pequena fajã pelo Teleférico do Garajau (com 0,4 km de extensão).
Garajau é uma denominação comum a variadas actividades e, a vários estabelecimentos comerciais, restauração e hotelaria.
Na Região autónoma dos Açores, os ilhéus e as escarpas das ilhas das Flores, Graciosa e Santa Maria, são um importantíssimo local de nidificação de várias espécies de Garajaus, em colónias mistas que podem ultrapassar os 200 casais. As ilhas açorianas recebem cerca de 70 por cento dos casais reprodutores da Europa do Garajau-rosado (Sterna dougallii). Apesar de não serem muito grandes os garajaus são extremamente agressivos na defesa dos ninhos e das crias, não temendo atacar visitantes indesejados que se aproximem de ovos ou crias. Colocam normalmente apenas um ovo diretamente sobre a rocha.

João Edgar
sarabuga@gmail