Aspiring Geoparque do Oeste: Um território de amores e batalhas

0
357

O território do aspiring Geoparque Oeste foi palco de marcantes momentos da história de Portugal, entre os quais se destacam as batalhas aqui travadas e o mais dramático romance da monarquia portuguesa.
O romance mais trágico da história de Portugal é o de D. Pedro I e D. Inês de Castro. O herdeiro ao trono que se apaixonou pela aia de sua esposa e que, após o assassinato da sua amada, fez da mesma rainha. Antes deste dramático fim, D. Pedro e Inês de Castro viveram dias de muita felicidade no território do aspiring Geoparque Oeste, nomeadamente, na Serra d’El Rei e na aldeia de Moledo.
Também neste território se viveram grandes batalhas, que traçaram o rumo da história de Portugal, aquando das invasões francesas.
A 17 de Agosto de 1808, deu-se entre as colinas da Columbeira, Roliça, Baraçais e Azambujeira-dos-Carros, um combate entre uma forte divisão de Franceses e o corpo expedicionário britânico. Três dias depois, a 21 de agosto, travou-se a Batalha do Vimeiro. De um lado, estava o exército francês napoleónico comandado por Jean Andoche Junot e, do outro lado, o exército anglo-luso, comandado por Sir Arthur Wellesley, o futuro Duque de Wellington.
Também as Linhas de Torres, um conjunto de estruturas defensivas contra as invasões francesas, tiveram um papel importante na defesa do território. O forte de S. Vicente, juntamente com o Castelo de Torres Vedras e o Forte da Forca, constituíram um apertado triângulo sobranceiro ao vale, permitindo a defesa da cidade e do acesso à costa atlântica a partir do eixo Coimbra-Lisboa.

Sabia que?
Foi no território do aspiring Geoparque Oeste que nasceram os primeiros 3 filhos de D. Pedro I e Inês de Castro, entre 1386 3 1352, altura em que D. Inês de Castro viveu no Palácio de Moledo. Reza a lenda que D. Pedro I se instalava no Palácio da Serra d’El Rei sob pretexto de vir caçar para a região para, secretamente, visitar a sua amada, ferrando o cavalo ao contrário para que quem visse as pegadas pensasse que estava a seguir a direção oposta.

Explore…
Rota “Entre Batalhas e Amores no aspiring Geoparque Oeste”

Duração: 2 dias

Meio de transporte: Carro

Pontos de interesse: Museu Municipal Leonel Trindade, Centro de Interpretação do Castelo de Torres Vedras, Centro de Interpretação das Linhas de Torres, Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro, Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia, Museu da Serra d’El Rei D. Pedro I e aldeia de Moledo.

Mais informações em www.geoparqueoeste.com ou na app Visit Oeste Portugal. ■