Associação de Pais do Centro Social Paroquial de Caldas da Rainha

0
1480

Após terem sido publicados os Estatutos da Associação de Pais e Encarregados de Educação, do Centro Social Paroquial de Caldas da Rainha, procedeu-se, tal como o planeado, no início do ano letivo 2016/2017, à eleição para os seus Órgãos Sociais. Tal como consta nos Estatutos, são três os Órgãos que compõem a Associação: A Direção; A Mesa da Assembleia Geral; E o Conselho Fiscal. A Direção é formada por Rui Calisto, Rui Tavares, Ricardo Gomes, David Castro, e Cristina Medalha. Da Mesa da Assembleia fazem parte: Ricardo Gomes, Isabel Alves Pinto, Rui Ribas, Márcia de Carvalho e Jéssica das Neves. O Concelho Fiscal é integrado por: Célia Roque, Luís Costuras e Andreia Albuquerque. No desenvolvimento da sua atividade, a Associação pretende cooperar com o estabelecimento escolar, na promoção e defesa do desenvolvimento integral de todas as crianças. Foi nesse contexto de colaboração e proximidade que aconteceu, no dia 19 de outubro, a primeira reunião entre os dois Organismos. Nessa reunião ficou claro que, ambas as partes, valorizam e defendem o projeto educativo existente, mas que isso não lhes tolda a capacidade de reconhecerem que ainda existe possibilidade de melhorar.  Pois, e como começou por referir o presidente da Associação de Pais, Rui Calisto, “Os elementos da Associação acreditam que esta é a melhor escola da região, é, por isso, que matricularam cá os filhos. No entanto, em prol do desenvolvimento integral das nossas crianças, podemos ajudar, a instituição, a alterar algumas situações e a melhorar outras, por forma a fazer desta escola um espaço de felicidade para os mais pequenos e para todos os que aqui trabalham”. O presidente da Direção do Centro Social e Paroquial, Padre Joaquim Pedro, numa manifestação clara de que, naquele local, as pessoas, sejam utentes ou funcionários, são valorizadas, afirmou que: “A escola é recente, mas tem feito um belo trabalho porque conta com uma boa equipa”. A criação do 1.º Ciclo do Ensino básico é, de facto, recente, mas podemos encontrar os antecedentes, do Centro, em 1959, altura em que, a Igreja Paroquial, iniciou uma obra de âmbito social vocacionada para o apoio à infância e juventude.
Em 1980, a instituição passou a designar-se de Centro Social Paroquial de Caldas da Rainha, nome que mantém até hoje. A 30 de outubro, de 1993, instalou-se na chamada “Casa Cor-de-Rosa”, situada na Rua Columbano Bordalo Pinheiro. Foi nesse local que, em 2011, deu início ao funcionamento do 1.º ciclo do ensino básico. Esta vertente de escola primária é completamente privada, não tendo, por isso, desde a sua criação, recebido qualquer apoio estatal, mas os valores, pelos quais se rege a sua fundação e funcionamento, são os mesmos que têm orientado toda a atividade do Centro, valores que fazem com que, a educação, seja encarada como um elemento potenciador da promoção de um conceito unitário e global da pessoa humana e respeito pela sua dignidade.
Esta mesma visão, de que a educação é fator essencial de valorização da pessoa humana, pode ser encontrada nos artigos 13 e 14, do documento internacional considerado referência na área dos direitos económicos, sociais e culturais (PIDESC). Conforme pode ler-se no 1.º parágrafo do Comentário Geral 13, do Comité dos Direitos Económicos Sociais e Culturais, (Comentário Geral que interpreta o artigo 13 do PIDESC), “A educação é um direito humano por si só e um meio indispensável para a realização de outros direitos humanos”. De facto, como direito do âmbito da autonomia da pessoa, a educação apresenta-se como um fator decisivo da democracia, permitindo que, cada um, possa ter um papel mais ativo e determinante nas comunidades onde se insere. Tanto a Associação de Pais como o Centro Social Paroquial subscrevem a visão inscrita no Comentário Geral acabado de referir, é por isso que se comprometem a trabalhar em conjunto para a concretização de um grande objetivo comum: o desenvolvimento pleno da personalidade de todas as crianças que frequentam aquela escola.

Isabel Alves Pinto