PAULO AGOSTINHO – o líder na sombra
Hoje o Caixa Negra resolveu falar de um líder que prefere ser lembrado pelo seu trabalho mais de bastidores do que de aparições no palco. Paulo Agostinho, o Presidente da ACCCRO surge nesta lista pelo seu trabalho continuo para a cidade e que há muito que se reflete na comunidade como um líder que pouco se expõe, mas que apresenta um trabalho sólido e continuo para a elevação da cidade de Caldas da Rainha. Além de ser um empresário a quem muitos reconhecem talento, este cidadão dedica-se à causa da ACCCRO com o intuito de valorizar e dar apoio ao sector profissional mais proeminente e profissional desta cidade, o comércio. Não é missão do Caixa Negra avaliar o trabalho da ACCCRO, nem tão pouco julgar se esse trabalho é positivo ou não, apenas importa aqui mencionar, que o que o comércio da cidade tem vivido nos últimos anos nas Caldas da Rainha, é uma boa onda crescente, que acrescenta qualidade ao sector, fruto de uma economia que retomou após a crise e que se reflete na qualidade de vida dos seus clientes. Sejam os empresários do sector ou os clientes do comércio da cidade, é notório que o trabalho que está na sua valorização tem sido feito em paralelo com os bons ventos de mudança que Portugal tem vivido, e acima de tudo a inovação e criatividade do sector comercial tem sido bafejada por uma necessidade de novas propostas de serviços e produtos que muito valorizam o tecido comercial Caldense.
Certamente que é fácil entender que em fases de crescimento económico, o trabalho dos lideres é sempre facilitado. No entanto este capitão há muito que está no leme, e assegurou tomadas de decisão em tempos difíceis, além de que, se existe uma permanência de condições para a salvaguarda do comércio que se faz no centro das Caldas da Rainha, cada vez com propostas melhores, certamente que Paulo Agostinho interviu e se fez ouvir por diversas vezes para que as medidas que foram implementadas, tenham tido em consideração o sector comercial que tantos postos de trabalho garante na cidade. É também graças à sua condição de boa gestão social, que o sector tem em si um líder, que mesmo que na sombra, se possa garantir as boas relações com as instituições da cidade, que são elas também as mais interessadas e ativas na dinamização deste sector que tanto valoriza a cidade de Caldas da Rainha. Importa dizer que o envolvimento dos cidadãos que estão na liderança das associações desta cidade, é feito com prejuízo muitas vezes do seu tempo familiar, e que é importante a gratidão de todos nós que assistimos ao desenrolar das funções de chefia com naturalidade, para que saibamos entender que a normalidade das iniciativas, requer muito tempo de trabalho e que muitas vezes o trabalho sólido e consistente, é sinal do verdadeiro profissionalismo que todos nós exigimos. A persistência, a iniciativa, a boa liderança, são fruto de capacidades que apenas os bons gestores conseguem alcançar, para que uma vez na liderança de um projecto como este, que tem centenas de associados, se possa depositar a confiança das boas decisões e a defesa dos direitos e garantias de que todos os seus associados necessitam numa viagem tranquila e de inquestionável iniciativa.
Para quem tem um projeto de atividade comercial, ou já é empresário do sector, é obrigatório conhecer o homem do leme, Paulo Agostinho, um líder na sombra.