Centro de Interpretação da Lagoa de Óbidos – Pode a cidadania unir margens?

0
365

Amélia Sá Nogueira
socióloga e ceramista

Abriu finalmente portas no passado dia 12 de junho o tão aguardado Centro de Interpretação para a Lagoa de Óbidos (CILO). Nascido de uma proposta apresentada por um grupo de cidadãos do Conselho da Cidade – Associação para a Cidadania de Caldas da Rainha, o projeto do centro foi um dos vencedor entre mais de 600 ideias a votação no âmbito do primeiro Orçamento Participativo Portugal (OPP), que decorreu no ano de 2017.
Tido como um desejo antigo das próprias populações, o objetivo de criação do Centro de Interpretação visava em primeiro lugar dar destaque à Lagoa de Óbidos enquanto elemento central agregador de múltiplas valências que vão muito além da questão ambiental.
Durante estes cinco longos anos foram vários os obstáculos e dificuldades na sua concretização. Por formalismos ou falta de vontade política, o centro de interpretação é o exemplo claro de que não é fácil ao cidadão comum participar, intervir e dinamizar ideias e projetos de cidadania.
No balanço destes cinco anos, destaco como aspetos positivos as várias atividades que decorreram promovidas pela Liga para a Proteção da Natureza (LPN) e o projeto “Dias da Memória da Lagoa de Óbidos”, este último recolhendo para memória futura um importante acervo dos aspetos históricos e identitários das populações com ligação à Lagoa de Óbidos. A informação que foi reunida ao longo do projeto de implementação do centro é outra das mais valias a assinalar, bem como, as potenciais parcerias entre operadores turísticos que atuam na região podendo o centro funcionar como ponto de partida estratégico a nível de informação ao visitante, estando neste momento o posto de turismo da Foz do Arelho a funcionar nas instalações do centro.
O que se segue são novos e exigentes desafios. A necessidade de criação de parcerias entre públicos e instituições ligadas as áreas ambientais, científicas, escolares, com o importante contributo das populações, a premente criação de dinâmicas de sustentabilidade financeira, o inevitável acompanhamento técnico do projeto.
Que a ligação entre margens criada por projetos de cidadania seja uma realidade profícua.
www.lagoadeobidos.pt
memoriaparatodos.pt/ (Plataforma Dias da Memória da Lagoa de Óbidos. ■

- publicidade -