Centro de Saúde de Peniche

1
2232
- publicidade -

A notícia é pessoal e envolve-me directamente, mas por trás deverão ter de existir razões de peso para que a Sra. Directora do ACES Oeste Norte se oponha ao meu trabalho.

O ano passado, no primeiro semestre, e depois de ter ponderado demoradamente, por vários motivos, entre os quais o ter exercido medicina geral e familiar no Centro de Saúde de Peniche, durante cerca de 20 anos, entendi que não estava em condições de continuar a prestar cuidados de saúde a uma população que em mim confiava, com as limitações à autonomia técnica e cientifica que se vislumbravam e com a sobrecarga de trabalho que já existia e que, no meu entender, limitaria a consulta médica a um acto de uma linha qualquer de montagem pondo de parte todo o cariz humano que sempre pautou a minha actuação clínica.

Mantive a minha actividade privada e desde ínicio, porque tinha disponibilidade, entendi que poderia continuar a prestar trabalho, de forma digna, no Centro de Saúde aonde tinha trabalhado, mas noutros moldes e não como um vulgar assalariado licenciado em medicina, mas como Médico. Desta forma e sabendo que a empresa que fornecia trabalho médico ao Centro de Saúde de Peniche era a Sucesso 24, contactei-a no sentido de poder trabalhar no referido centro de saúde.

- publicidade -

Fui informado na altura e tenho emails a comprová-lo, que havia oposição por parte da Directora do ACES Oeste Norte à realização desse trabalho por motivos éticos, que nunca entendi, na medida em que a sua função é zelar pelos cuidados de saúde à população da área de influência do ACES de que é directora.Há cerca de uma semana, fui contactado, pela Sucesso 24 que me propôs trabalho ao que respondi que o faria dentro das minhas disponibilidades e informei que deveriam, no entanto, haver objecções da directora do ACES. Foi acordado que iria hoje ter um período de trabalho das 8.00 às 12.00 horas no Centro de Saúde de Peniche e lá me apresentei. Para minha surpresa por volta das 10.00, já que não pude trabalhar por não haver abertura de período de consulta em meu nome e depois de ter contactado a empresa através da qual iria prestar os serviços médicos, fui informado que havia oposição à minha prestação de trabalho naquele Centro de Saúde.

Não se trata, pelo menos da minha parte, de uma questão pessoal. Se as houver por parte da Sra. Dra. Ana Pisco, directora do ACES desconheço-as e, neste momento, como já aconteceu anteriormente o que me indigna verdadeiramente é saber que existe uma população que não tem cuidados de saúde e, que até prova em contrário, é um capricho da directora do ACES Oeste Norte que a priva de mais alguns cuidados que poderiam ser fornecidos à população deste concelho onde há muitos anos exerço medicina geral e familiar, tendo-o feito, entre outros, com brio, dedicação e disponibilidade.
Entendi que não deveria calar mais e acionar o interesse dos media para que, pelo seu poder que bem usado, de forma equilibrada, poderá servir para conseguir explicar aquilo que entendo inexplicável.

 

José Figueiroa Rêgo

NR –Gazeta das Caldas contactou a ACES Oeste Norte que nos mandou a seguinte resposta:

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo firmou um contrato para prestação de serviços médicos com a empresa Sucesso 24.

Atendendo às reais necessidades do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Oeste Norte, foi proposto ao Dr. José Figueiroa Rêgo a sua colocação numa de duas unidades de Saúde (Serra Del Rei ou Ferrel) ambas pertencentes ao ACES Oeste Norte.

O médico em causa recusou-se, tendo sido dada indicação à empresa prestadora de serviços Sucesso 24, a disponibilização de outro profissional para estas duas unidades de saúde, por forma a garantir a prestação de cuidados médicos assistenciais à população.

Mais informo de que a Diretora Executiva deste ACES não tem qualquer questão de índole pessoal com o médico em causa, mas sim uma real preocupação em garantir cuidados médicos à população que serve.

Ana Pisco

Directora ACES Oeste Norte

 

- publicidade -

1 COMENTÁRIO

  1. As reais necessidades a que a Directora do ACES Oeste Norte se refere vêm desde há muito e não de agora. O Centro de Saúde de Peniche e as suas extensões ( a sede em Peniche, Ferrel e Serra d’El Rei são as que estão em causas) tem tido uma falta de médicos muito grande desde há muito tempo.

    A Directora do ACES ON, não refere a cronologia dos acontecimentos e esta é importante.

    Desde há mais de um a ano que apesar da evidente e notória falta de médicos a Directora do ACES ON recusa aceitar a prestação de serviços médicos por parte de mais que um médico apesar de ser conhecedora da disponibilidade de dois médicos ( entre os quais me conto) quer na sede do Centro de Saúde de Peniche, quer nas suas extensões.

    A 21 de Setembro, por volta das 9.45 horas e apesar de me ter apresentado para trabalhar na sede do Centro de Saúde de Peniche, onde tinha ficado acordado ir trabalhar nesse dia às 8.00 horas, fui impedido de fazer o trabalho acordado porque “a Directora do ACES Teresa Carvalho e a Drª Ana Pisco, dizem não ter interesse em que o Drº. preste serviços neste centro de saúde” “de acordo com o que foi solicitado e acordado com a Drª. Melisa Raposo” da ARS LVT. – transcreve-se a informação que me foi dada pela empresa Sucesso 24.

    Só à tarde, desse dia 21 de Setembro, é que foi solicitada a minha disponibilidade para prestar trabalho na extensão da Serra d’El Rei.
    E, realmente, mas só depois de ter visto impedida a minha prestação de trabalho na sede do Centro de Saúde de Peniche nessa manhã e de ter ponderado respondi em 22 de Setembro à tarde, à Empresa Sucesso 24, que a minha dignidade também estava em causa e que como tal não contasse comigo para trabalhar na Serra d’El Rei, enquanto não prestasse pelo menos um período de consulta em Peniche, nem que fosse com caracter quinzenal.

    A titulo de exemplo as necessidades para o Concelho de Peniche, no qual se incluem a sede e as extensões de Ferrel e Serra d’el Rei e Atouguia da Baleia eram:
    1) Em 25 de Maio de 2015:
    Peniche
    2ª a 6ª feira das 08:00 às 20:00

    2) Em 30 de Junho de 2015

    Dia da Semana Dia Horário
    Sexta-feira 03-07-2015 08:00 – 20:00
    Segunda-feira 06-07-2015 08:00 – 20:00
    Terça-feira 07-07-2015 08:00 – 20:00
    Quarta-feira 08-07-2015 08:00 – 20:00
    Sexta-feira 10-07-2015 08:00 – 20:00
    Segunda-feira 13-07-2015 08:00 – 20:00
    Terça-feira 14-07-2015 08:00 – 20:00
    Segunda-feira 20-07-2015 08:00 – 20:00
    Terça-feira 21-07-2015 08:00 – 20:00
    Segunda-feira 27-07-2015 08:00 – 20:00
    Terça-feira 28-07-2015 08:00 – 20:00

    3) Em 14 de Setembro de 2015

    30h/semanais – Centro de Saúde de Ferrel
    25h/semanais – Extensão de Saúde de Serra d’el Rei
    65h/semanais – Centro de Saúde de Peniche

    Ajuíze o leitor!

    A minha opinião é: O ACES Oeste Norte não cumpre com as suas funções de prestar cuidados de saúde à população do concelho de Peniche, sendo a responsabilidade das decisões tomadas de desperdiçar médicos disponíveis para prestação desse trabalho, no concelho de Peniche, das chefias do ACES Oeste Norte, designadamente, da Dra. Ana Maria Pisco, o que é em meu entender, éticamente reprovável e inexplicável!

    José Figueiroa Rêgo