Crónica Tauromáquica – Caldas da Rainha, 14 de Outubro, Rouxinol Jr. Cantou mais alto!

0
812
Gazeta das Caldas
| R.L.

A encerrar a 135ª época a 1ª Corrida dos Agricultores do Oeste foi interessante e variada. Público entusiasta e em bom número dado o momento tardio da temporada e a tarde fresca. De novo uma organização séria de Rafael Vilhais.
Luís Rouxinol lidou bem um bonito Prudêncio de 510 Kg, um pouco áspero, saindo por cima com classe e uma regularidade espantosa. Na pega António Tomás (Coruche) viu o toiro sair com pata não lhe dando tempo para mais do que se agarrar bem suportando a violência do toiro, com o grupo a tardar um pouco e a ajudar como conseguiu.
Ana Batista lidou com classe, bom gosto e serenidade um bonito Prudêncio de 580Kg que não permitia deslizes, logrando alguns bons ferros. Na pega António Cunha (Caldas) mostrou toda a sua garra e experiência com um toiro muito poderoso. Na 1ª esteve bem e fechou-se lá no alto mas o Grupo tardou a entrar. Na 2ª mudou os terrenos ao toiro encheu-lhe bem a cara e agarrou-se como uma lapa com o Grupo a entrar determinado numa briga prolongada com o toiro a bater muito.
Manuel Telles Bastos enfrentou outro bonito Prudêncio de 540Kg com a classe que se lhe reconhece, numa equitação muito bonita e com alguns ferros de grande nota, mas prolongou demasiado a lide. Na pega Roberto Graça (Coruche) à 2ª citou de ½ praça e fechou-se correto e bem ajudado. Na 1ª viu o toiro passar-lhe ao lado.
Marcelo Mendes teve o azar de ver o toiro de Charrua com 505Kg e fraco de patas lesionar-se durante os compridos sendo recolhido.

Luís Rouxinol Jr. teve pela frente um poderoso Charrua com muito trapio e 680Kg e não se acanhou indo para ele em crescendo com o toiro a corresponder. Lide triunfal com ferros valorosos e variados chegando com impacto ao público. Na pega Fábio Casinhas (Coruche) esteve com muito valor e vontade mas foi massacrado pelo toiro saindo sem sentidos à 4ª tentativa. Na dobra Pedro Coelho agarrou-o à sua 2ª a cesgo e com ajudas bem carregadas e muitos forcados a saltar para ajudar.
David Gomes esteve a gosto com um belíssimo Charrua de 550Kg (volta para ganadeiro) obtendo um bom triunfo ao saber aproveitar as qualidades do toiro com ferros de muito valor, mas deveria não ter prolongado tanto a lide. Lourenço Palha (Caldas) esteve bem à 1ª tentativa mas o toiro bateu muito e saiu já em tábuas. Na 2ª voltou a estar muito bem com o toiro, bem ajudado por Francisco Kreye, o toiro fugiu ao grupo com o forcado a aguentar barbaridades até o Grupo recompor eficaz.
António Telles filho voltou a estar bem em Caldas com muita intuição e toureria numa lide agradável e valorosa, frente a um bom novilho de Passanha com 350Kg. Na pega o jovem Duarte Manuel (Caldas), julgo que se estreando a pegar, esteve correto com o novilho fechando-se solidamente e pegando quase sozinho, com o Grupo com jovens a completar bem.
Dirigiu acertadamente Francisco Calado, animou com bom gosto a Banda Comércio e Indústria de Caldas da Rainha e distinguiu-se com brio o cornetim de serviço.

Rui Lopes
rjnlopes@hotmail.com