Disfrute a vida com a sua colostomia!

0
32
Fernanda Grou
Enfermeira

A realização de uma colostomia é um momento difícil! Para esclarecer as suas dúvidas e receios conta com a colaboração do enfermeiro estomaterapeuta, que o irá apoiar em todo o processo de adaptação. De uma forma simples, deixo-lhe alguns conselhos que acredito que o ajudarão a retomar a sua vida.
Para prevenir complicações deve ter alguns cuidados com a sua colostomia e pele periestomal, remover corretamente o dispositivo, efetuar uma boa higiene e aproveitar este momento para proceder a uma observação mais atenta do estoma (cor, humidade, forma, tamanho e a existência de lesões) e da pele periestomal e, finalmente, colocar o dispositivo, garantindo que fica ajustado ao estoma para evitar fugas.

Você é muito mais do que a sua colostomia, esta foi realizada para
o ajudar a viver

Uma colostomia é a exteriorização no abdómem de uma parte do intestino grosso para eliminação de fezes, falemos da sua rotina diária e de algumas adaptações que o vão permitir manter as atividades do dia a dia.
Lembre-se, você é muito mais do que a sua colostomia, esta foi realizada para o ajudar a viver e que conta com a colaboração da sua enfermeira estomaterapeuta sempre que necessitar! SEJA FELIZ e disfrute da vida!