Viva o Folio connosco!
(…)Na linha do texto anterior, e estando nas vésperas da abertura do Folio que vai decorrer entre 27 de Setembro e 7 de Outubro quero chamar a atenção para que a população de Obidos e Caldas e restantes municípios vizinhos vivam a experiência incrível que vai ser o Folio deste ano. A programação já esta disponível em www.vilaliteraria.com e apresenta-nos centenas de razões para podermos conhecer melhor aquele que é já um dos maiores acontecimentos culturais do país. Quando este ano na Sociedade Vila Literária, associação cultural, começámos a trabalhar com a Câmara Municipal de Óbidos e a empresa municipal Óbidos Criativa houve tempo para fazer um balanço sobre o que tinha acontecido em Óbidos desde a primeira grande livraria de Óbidos. Foi o início de muitas que integram hoje uma rede fisíca impar, num território tão pequeno e já tão dominado por livrarias nos espaços mais improváveis, processo esse que não pára de crescer. Hoje, chegados aqui, provámos que seria possível fazer o caminho da territorialização da cultura e que seria possível fazer um caminho de regeneração urbana a partir de um centro histórico cada vez mais literário.
Se as livrarias e os novos investimentos e os novos empregos literários dão uma configuração estrutural e menos conjuntural a um destino de livros, a realização deste festival cumpre uma outra dimensão: a de realizar a grande festa deste destino à volta da criação literária aproximando autores do público, revelando talento, discutindo a contemporaneidade de uma forma intensa durante 11 dias. O Fólio de 2018 é a quarta edição de um projecto de afirmação nacional e internacional que procura não só saber receber quem nos visita mas estimular novos públicos e novas gerações locais a viverem num ambiente cultural único. Criar mais proximidade!
O programa apresentado com as iniciativas e os apoios conseguidos expressa a nossa resiliência e também a nossa teimosia em achar que estamos perante uma boa ideia e uma forma de reinvenção do futuro! O Folio vai começar mas já se preparam e se sonha com novos projectos, alguns que só mais tarde o presidente Humberto Marques poderá anunciar, mas valerá a pena viver desde já este ambiente tão expressivo à nossa porta.
Este ano, além de centenas de autores, vários outros festivais, de outras paragens no mundo, nos contam a sua história e na verdade abrem portas para novas parcerias que tanto desejamos construir no estrangeiro, e em Portugal, onde há tanto para fazer e onde o país a trabalhar em rede também se pode mostrar ao mundo, e afirmar-se como um território de criação, de talento literário e que celebra como ninguém.
Por último deixo um convite para integrar a Sociedade Vila Literária, Associação Cultural, que é apenas um veículo para estimular a participação pública na construção da mais reputada Vila Literária do mundo! Participe em http//:vilaliteraria.com/inscricao (…)
Telmo Faria
telmofaria1@me.com