É Diferenciador nas Organizações!

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Joaquim Duarte
Joaquim Sobreiro Duarte Coach Transformacional e Terapeuta -joaquimduarte@yesdpeople.pt

Joaquim Sobreiro Duarte
Facilitador de Aprendizagens e Coach Carreiras Profissionais e Liderança

As organizações de hoje têm grandes desafios: a tecnologia que todos os dias tem inovações que nos levam a termos de estar atentos, são os clientes que estão mais estão focados na satisfação das suas necessidades de forma objetiva e com rapidez, e são as pessoas que, dentro da organização, não veem as suas necessidades pessoais identificadas e satisfeitas, provocando a desmotivação.
De todos estes fatores, o mais desafiante são os colaboradores, melhor, a forma como os selecionamos, os desenvolvemos e os retemos. É o Capital Humano da Empresa que pode permitir que os clientes externos e internos estejam satisfeitos, assim como permite que os recursos materiais tenham maior rentabilidade. Assim, o departamento de Capital Humano tem de estar particularmente atento a todos os sinais dos seus colaboradores.
Vamo-nos focar na comunicação interna e na liderança: fatores fundamentais para termos um clima organizacional EXTRA ORDINÁRIO.
À Gestão cabe definir a Missão, Visão e Valores da Empresa, que podem também ser definidos em conjunto com os colaboradores. Desta forma, vai existir maior envolvimento por parte destes e vão estar mais comprometidos com os seus resultados.
Por vezes, existe uma excelente Missão, que é muito clara para o exterior e, dentro da empresa, poucas pessoas a interiorizam e sentem. Analise se os colaboradores da sua empresa conhecem e sentem a missão desta. Já experimentou? Acredite, pode fazer a diferença!
Eventualmente, os colaboradores confundem função com missão, e, em minha opinião, são bem diferentes. Quem não sabe claramente a sua Missão e a Missão da sua organização não está alinhado com a mesma para ir ao encontro das expetativas que o cliente tem nos nossos produtos ou serviços.
“Onde a nossa empresa quer chegar” tem de estar bem claro a todos quantos nela trabalham, pois só assim podemos todos ir nessa direção. Também aí pode haver uma falha na comunicação. Certifique-se se os seus colaboradores sabem de forma objetiva a Visão da sua empresa. Por vezes, o que nós entendemos e é claro para nós pode não ser para os outros.
Existem pilares fundamentais que devem ser conhecidos e praticados por todos os intervenientes: os Valores. É determinante que os Valores sejam colocados em prática pelo Capital Humano da empresa, pois eles permitem criar a confiança e fidelização dos clientes. Sempre que o cliente utiliza os nossos serviços ou produtos, tem como expetativa que tudo seja feito em função do anunciado, caso contrário existe insatisfação.
O alinhamento da Missão, Visão e Valores em todos os envolvidos nas organizações é Diferenciador, assim como a comunicação interna, permitindo um clima organizacional ainda mais Simples Poderoso e muito Significativo!.■