Espaço Saúde – De Boca Aberta – E tudo começa com um beijo

0
460

Um sorriso bonito não é um cartão de visita, é uma prenda, uma forma de vencer, a chave do sucesso. Quer seja no seu trabalho, quer seja nos amores…
Não vale a pena andarmos preocupados com a forma como estamos vestidos, pintados ou penteados, se não cuidarmos da boca. Você pode não se importar, mas saiba que a maioria das fofocas engloba comentários do tipo:
-A J… é muita gira, só é pena aqueles dentes todos castanhos…

-O P… é um pão, têm é um hálito a podre que acorda um morto!!!
-Ele é um fixe, é pena aqueles buracos pretos nos dentes…Bué da horrível…
Bom, e estes são só uns exemplos. Se tratar do corpo e da forma de vestir demora tempo e é da responsabilidade de cada um, não se entende como é que a maioria das pessoas diz não ter tempo para os dentes! Como é que a camisa e as calças da marca mais famosa, podem combinar com aqueles olhos pintados lindíssimos mas um mau hálito de quem nunca usou o fio dentário?
Cuidar dos dentes é uma responsabilidade individual. Se o argumento da saúde não nos convence, deveríamos saber que o sorriso e a cor dos dentes são dos sinais que mais servem para avaliar a estética do sexo oposto. Deveríamos saber também, que uma boca bonita é sinal de confiança, auto-cuidado e responsabilidade, factos muito importantes na vida pessoal e profissional.
È importante ter a noção de que não chega só lavar os dentes da frente. Mais de 90% das pessoas quando riem, mostram os dentes todos, ou seja, se só lavarmos os da frente, corrermos o risco de perder os molares ou de ficarmos com eles estragados. Esse facto, acredite, vai ser notado. Já imaginou os comentários:
– Olha, já viste, a (o) M… está todo desdentado, se calhar usa prótese…
E não se esqueçam, muitas vezes tudo começa com um beijo! Pense no tempo que demora a arranjar-se, e esqueça a desculpa de que não tem tempo para os dentes, eles que são fundamentais para a sua estética, sucesso e saúde…

Mário Rui Araújo
mra@meo.pt