Espaço Saúde – De Boca Aberta – Ortodontia, a engenharia dos dentes.

0
469

Dentes brancos e direitos é o sonho de todos nós. Colocar um aparelho de ortodôncia coloca algumas questões frequentes que hoje tentamos responder:
Até que idade podemos “endireitar” os dentes?
Hoje em dia á possivel “endireitar” os dentes até muito tarde. A ideia de que apenas os jovens até aos 12 15 anos podiam fazer tratamentos ortodonticos está ultrapasada. Quer as crianças quer os adultos podem endireitar os dentes. È lógico que nos adultos o tempo de tratamento é maior. A opinião final será sempre do ortodontista.
O que é que causa os problemas ortodonticos?
Algumas das causas mais frequentes são: dentes apinhados, dentes a mais, falta de dentes que levaram ao mau posicionamento de outros e maxilares desalinhados.
A maioria dos problemas são hereditárias, no entanto algumas podem ser adquiridas através de acidentes, atraso na dentição e chuchar no dedo ou na chucha até muito tarde.
Como é que funciona o tratamento e que passos são precisos dar?
Primeiro, são precisos dados para estudar o problema. São tiradas radiografias especificas e feitos moldes da boca dos pacientes.

Depois é feito pelo dentista ou ortodontista um estudo que será dado a conhecer ao paciente. Todos os casos são diferentes e cada pessoa dever ter um estudo individual do seu caso.
Depois de se decidir o tratamento indicado, vários são os aparelhos que podem ser usados.
Durante o tratamento propriamente dito, os aparelhos devem ser ajustados periodicamente e a higiene oral deve ser vigiada para não acontecerem infecções.
O tempo que demora um tratamento é muito variável. Depende do problema e do “bom” comportamento dos pacientes. Se as instruções do médico dentista e do higienista oral forem seguidas na perfeição, não haverá atrasos significativos aos planeados.
No fim do tratamento activo, começa a fase de contenção. È um período muito importante. Os pacientes irão usar uma aparelho de contenção removível ou fixa de forma a manter os dentes nas suas novas posições. O tempo de uso destes aparelhos depende do caso em si.
Já existem aparelhos mais “invisíveis”?
Os aparelhos de ortodôncia são hoje em dia mais discretos. Os brackets, a parte do aparelho fixo que está na parte da frente dos dentes  e tem a forma de um quadrado, podem ser de metal ou da cor do dente. Os arames, que passam por entre os brackets, são cada vez mais discretos. Os elásticos que seguram os arames aos brackets são verdadeiros arco-íris, podendo escolher-se a mais variada das gamas de cor. Desde transparentes a fluorescentes, passando pelo preto ao vermelho.
Os tratamentos são todos demorados?
A média dos tratamentos dura dois anos. Normalmente, um adulto demora um pouco mais que um jovem de 12 anos. É preciso ter em conta:  a gravidade do problema,  a saúde dos dentes, gengiva e osso alveolar e a forma como os pacientes seguem as instruções do dentista ortodontista e do higienista oral. Se, por um lado, os tratamentos ortodonticos exigem dedicação e compromisso, é também verdade que a grande maioria das pessoas, no fim do tratamento, deram por bem empregue o tempo e o dinheiro que gastaram.

Mário Rui Araújo
mra@meo.pt