Espaço Saúde – Vamos Comunicar – Dificuldades de aprendizagem

1
410

O início do ano letivo é um acontecimento extremamente importante, cada criança tem áreas de competência e talento.
A aprendizagem é uma atividade individual que se refere a todas as informações recebidas, as quais recebem um significado; sendo assim, a dificuldade em aprender indica uma falha na aquisição ou utilização de informações ou na habilidade para a solução de problemas. Desta forma, as dificuldades de aprendizagem podem se manifestar por dificuldades na aquisição e uso da leitura, escrita, raciocínio ou habilidade matemática, podendo envolver problemas na linguagem oral (fala).

Quantificar o número de crianças com Dificuldades de Aprendizagem é uma tarefa difícil, pois há muitas divergências no diagnóstico da Dificuldade de Aprendizagem, que pode muitas vezes ser confundido com dificuldades escolares.
A Dificuldade de Aprendizagem pode levar a criança não só à desmotivação, mas também ao desgaste e à reprovação, transformando-a num rótulo dentro da escola, perturbando pais e professores, que passam a procurar todo e qualquer tipo de diagnóstico na tentativa de descobrir as causas, e enfim encontrar soluções.
A criança com dificuldade de aprendizagem não deve ser “classificada” como deficiente, tão pouco como “preguiçosa”. Trata-se de uma criança normal que aprende de uma forma diferente ao esperado para crianças da sua idade. A procura por ajuda profissional é de grande importância nesses casos e é fundamental para o desenvolvimento escolar dessas crianças.
As diferenças individuais, as habilidades, os pré-requisitos gerais e específicos (atenção, memória, audição, visão, compreensão …), a maturação (desenvolvimento do cérebro e dos órgãos sensoriais) e a prontidão são fatores que influenciam a aprendizagem.
Os factores genéticos, neurológicos e ambientais podem desencadear a dificuldade de aprendizagem, sendo que factores pedagógicos e psicopedagógicos podem apenas agravá-los.
Essas crianças merecem à atenção redobrada de pais, e professores, pois estas dificuldades afetam a vida escolar, que podem se perpetuar na fase adulta, acarretando sérios problemas, principalmente de ordem profissional e social.

Sandra Hespanhol

Terapeuta da Fala
hespanholsandra@gmail.com

1 COMENTÁRIO

  1. meu filho de 10 anos tem discauculia,isso significa aprendizagem em matematica ,nao esta conseguindo entra na cabeça dele nada de cauculos ,mas tambem nao foço ele a nada .descobrir tem pouco tempo e gostaria de conseguir uma ajuda para esse problema ,mas pra isso eu preciso saber aonde existe este especialista.